Título: Chat do Correio ajuda internautas a declarar
Autor: Araújo, Guilherme
Fonte: Correio Braziliense, 16/03/2011, Economia, p. 9

Ontem, conversa virtual explicou a 250 contribuintes como fazer o ajuste de forma correta Especial para o Correio

Com a decisão da Receita Federal de apertar o cerco contra a sonegação, os contribuintes ficaram com mais receio de cometer erros na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) neste ano e parar na malha fina. Para escapar da fúria do Leão, cerca de 250 internautas participaram ontem de um chat promovido pelo Correio sobre como acertar as contas de forma correta. O especialista Luiz Antônio Benedito, do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), esclareceu onde declarar o valor da compra de outras moedas, se pessoas com câncer são isentas, como informar saques no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e como declarar bens, entre outros pontos.

Alguns contribuintes reclamaram do atendimento dado pelo Fisco, em especial no telefone 146, criado para tirar dúvidas. As queixas vão desde a demora para o atendimento ao recebimento de informações diferentes sobre as mesmas questões. Foi o caso da técnica-administrativa Patrícia Iomara Silva, 22 anos, que não conseguiu ser atendida. ¿Tive que ir pessoalmente ao centro de atendimento para esclarecer minha dúvida. Mas, mesmo assim, não saí satisfeita. Os atendentes da Receita apenas me deram leis gigantes para ler e achar a resposta. O retorno é muito burocrático¿, reclamou. Ela participou da conversa virtual com Benedito.

O Receitafone funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. O horário impossibilita as pessoas que querem aproveitar o tempo livre do fim de semana para aprender e encaminhar a declaração. O contribuinte que ligar de celular para o atendimento paga o preço da tarifa local ¿ o serviço só é gratuito por telefone fixo. Uma opção é o contribuinte consultar o ¿Perguntão¿, sistema de perguntas e respostas no site www.receita.fazenda.gov.br.

Por conta desses problemas, Luiz Antônio Benedito afirmou que o refúgio dos contribuintes com dúvidas são os meios de comunicação. ¿São 24 milhões de contribuintes. Imagina cada um com uma dúvida. Certamente, os atendentes são pessoas que não têm a mesma qualificação e conhecimento de um auditor fiscal¿, comentou. ¿O sistema de atendimento da Receita precisa de um aperfeiçoamento.¿ Desde 1º de março, o Correio publica diariamente uma coluna em que especialistas do Sindifisco e do Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco) esclarecem as dúvidas enviadas para o e-mail economia.df@dabr.com.br.

Os leitores podem conferir as respostas no site www.correiobraziliense.com.br. ¿As pessoas devem tomar cuidado na hora da declaração. Na pressa de fazer logo para receber a restituição, muitas cometem erros e caem na malha fina¿, observou Benedito. Ontem, no chat, o internauta César Sampaio queria saber se pode colocar a sogra, que é aposentada, como dependente. A resposta: só se ele apresentar a declaração com a mulher e tributar conjuntamente os rendimentos do casal. A renda da sogra também deve ser informada, mesmo que isenta. Até as 19h de ontem, 1,89 milhão de contribuintes já tinham declarado o IRPF ¿ o prazo final é 29 de abril.