Título: Empréstimo causa polêmica
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 28/11/2008, Política, p. A9

28 de Novembro de 2008 - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou ontem requerimento convidando os presidentes da Petrobras, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Banco Central para discutir a situação financeira da empresa petrolífera. A audiência pública, proposta pelos senadores tucanos Arthur Virgílio (AM) e Tasso Jereissati (CE), visa esclarecer o empréstimo no valor de R$ 2,02 bilhões contraído em outubro pela Petrobras junto à Caixa.

Em discurso, Jereissati considerou a operação atípica, tendo em vista que a Caixa Econômica Federal "deveria cuidar de saneamento e habitação". Para o senador, o empréstimo junto ao banco estatal estaria indicando dificuldades da Petrobras em obter financiamentos nos bancos privados. Ao apresentar o requerimento à CAE, Arthur Virgílio também manifestou estranheza quanto à operação realizada.

Ao encaminhar a votação do requerimento, o presidente da CAE, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), disse já ter recebido do presidente da Petrobras a informação de que a empresa estatal divulgaria nota técnica direcionada ao mercado explicando a operação e fundamentando os argumentos para a realização do financiamento.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 9)