Título: A bagagem já veio
Autor: Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 16/03/2011, Mundo, p. 17

A Base Aérea de Brasília deve receber na sexta-feira um cargueiro da Força Aérea Americana trazendo os últimos pertences da família de Barack Obama e de sua comitiva. Toda a bebida e a comida, além de três limousines, chegarão dos Estados Unidos um dia antes do presidente.

Essa será a segunda remessa de bagagens trazida pelos americanos. Na última quinta-feira, por volta das 11h, pousou na Base Aérea um avião que trouxe malas da comitiva e da família presidencial, que vai passar dois dias em território brasileiro. A carga encheu sete caminhões. O transporte entre a base aérea e o hotel Royal Tulip Brasília Alvorada (antigo Blue Tree), no Setor de Hotéis Turísticos Norte, foi feito por uma transportadora de Brasília.

O cargueiro trouxe também uma equipe operacional composta por 20 homens e uma coordenadora. Os auxiliares americanos vieram para cuidar da bagagem ¿ foram eles que descarregaram a aeronave e carregaram o caminhão que seguiu até o hotel. Os funcionários da transportadora brasileira apenas dirigiram os caminhões e não tiveram contato nenhum com a bagagem.

O comboio que chegou ao Royal Tulip continha apenas malas e embalagens fechadas, e não foi possível identificar o que foi trazido pelos americanos. Das diversas bagagens, cerca de 20 eram malas novas, cor-de-rosa, que possivelmente traziam os pertences da primeira-dama, Michelle Obama, e das duas filhas, Malia e Sasha.

O Royal Tulip não foi fechado para a comitiva de Barack Obama. Tanto pelo site do hotel quanto pelo telefone é possível fazer reservas para pernoite entre sábado e domingo. As acomodações custam de R$ 250 a R$ 550, acrescidos de 5% de taxas.