Título: Ingrid Betancourt inicia viagem pela A. Latina
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 01/12/2008, Internacional, p. A13
Bogotá, 1 de Dezembro de 2008 - A ex-refém das Farc Ingrid Betancourt, portadora de uma carta da França sugerindo trabalhar em prol de uma "solução negociada" na Colômbia, iniciou sábado em Bogotá uma viagem que a levará a oito países da América Latina, entre eles o Brasil, com o objetivo de promover ações para convencer a guerrilha a entregar as armas.
A franco-colombiana, que desembarcou no fim da tarde de sábado em Bogotá, onde efetuava sua primeira visita desde sua libertação, em 2 de julho, declarou durante uma entrevista coletiva ser portadora de uma carta do presidente francês, Nicolas Sarkozy.
Nesta carta, Sarkozy diz a seu colega colombiano, Alvaro Uribe, que a França quer uma solução negociada para o conflito com a guerrilha das FARC, e "confirma a vontade da França de receber o ex-guerrilheiro" desertor Wilson Bueno Largo, mais conhecido como "Isaza", que permitira a fuga do ex-refém Oscar Tulio Lizcano em 26 de outubro.
Ingrid Betancourt conversou por uma hora e meia com o presidente colombiano na noite de sábado. Depois da Colômbia, Ingrid Betancourt deve viajar ao Equador, ao Peru, ao Chile, à Argentina, ao Brasil, à Bolívia e à Venezuela.