Título: FHC quis mudar o câmbio antes da posse
Autor: Guimarães,Durval
Fonte: Gazeta Mercantil, 03/12/2008, Brasil, p. A11

Belo Horizonte, 3 de Dezembro de 2008 - O presidente Fernando Henrique Cardoso lançou um novo foco de luz sobre a história econômica brasileira ao revelar ontem em Belo Horizonte o seu desejo de ter modificado a política cambial do País antes mesmo da sua primeira posse na presidência da República, em 1994.

FHC disse ainda que havia combinado uma nova estratégia com o seu futuro ministro da Fazenda, Pedro Malan, e com o presidente do Banco Central. Argumentou ainda que sua intenção era a de solicitar essa alteração ao presidente Itamar Franco, mas que foi dissuadido pela crise mexicana que já atingia o governo.

O ex-presidente esteve na capital mineira a convite da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, que inaugurava seu escritório regional em Minas Gerais.

Fernando Henrique Cardoso chegou na noite anterior e foi recebido pelo governador Aécio Neves (PSDB) na sua residência, o Palácio das Mangabeiras.

O governador não assistiu à sua palestra, por conta de compromisso em Recife, para onde viajou para participar da reunião dos governadores nordestinos com o presidente Lula.

O ex-presidente da República aproveitou a ocasião para fazer também uma ampla defesa dos dois mandatos de seu governo, sobretudo no aspecto das privatizações.

Ele lembrou que na sua época as empresas de telefonia atendiam a apenas dois milhões de usuários de aparelhos celulares e que não dispunham de recursos para alcançar uma demanda que hoje é superior a 150 milhões de aparelhos.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 9)(Durval Guimarães)