Título: BNDES libera recurso para EDP
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 03/12/2008, Infra-Estrutura, p. C6

Rio de Janeiro, 3 de Dezembro de 2008 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou ontem a primeira operação de limite de crédito para o setor elétrico, liberando financiamento de R$ 900 milhões para a EDP-Energias do Brasil, que controla as distribuidoras de energia Bandeirante e Espírito Santo Centrais Elétricas S.A (Escelsa) e a geradora Energest.

Segundo o BNDES, os recursos serão destinados à complementação do plano de investimentos do grupo para o período 2008-2012, que prevê uma carteira de R$ 4,6 bilhões em projetos. "A maior parte do financiamento do BNDES será destinada a investimentos de geração que propiciarão praticamente a duplicação de sua capacidade instalada, passando dos atuais 1.043 MW para 2.302 MW em 2012", disse o banco.

Os projetos incluem a construção de seis Pequenas Usinas Hidrelétricas (PCHs), refletindo tendência de aumento da participação dessas usinas no parque gerador do grupo, informou o BNDES.

Desde 2005 o BNDES já aprovou 20 operações dessa modalidade, no valor de 18,4 bilhões de reais, que torna mais ágil o processo de liberação de recursos, abrindo um crédito rotativo às empresas.

(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 6)(Reuters)