Título: Petrobras manterá investimentos nos próximos cinco anos
Autor: Lorenzi,Sabrina
Fonte: Gazeta Mercantil, 04/12/2008, Brasil, p. A4

4 de Dezembro de 2008 - A Petrobras manterá os projetos bilionários previstos para os próximos cinco anos, apesar da queda do preço do barril e da crise financeira. O diretor de Exploração e Produção, Guilherme Estrella, afirmou que uma das fontes de recursos para a exploração do pré-sal poderá sair do BNDES.

"A empresa não está pensando nisso (na redução de investimentos). Não é premissa de 2009 a 2013 a diminuição de investimentos, tampouco a exclusão e a não realização de nossos projetos. O pré-sal vem a acrescentar esse plano que já temos aprovado (de 2008 a 2012)", afirmou, durante edição extraordinária do Fórum Nacional, na sede do BNDES. A crise adiou a divulgação do plano de negócios da empresa de outubro par o final deste mês. . O plano da estatal prevê recursos de R$ 112 bilhões em cinco anos. Estrella reforçou a capacidade de o pré-sal alavancar a indústria brasileira.

A produção de turbinas é um dos alvos da Petrobras, que já começou a contactar possíveis fabricantes locais. O executivo reforçou que a oscilação dos preços do petróleo não suspendem as decisões da empresa com base no fato de que a demanda diária mundial será de 110 milhões de barris, mas os projetos existentes hoje apontam para um déficit de 60 milhões de barris.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 4)(S.L.)