Título: Pressão contra a CPI da Copa
Autor: Torres, Izabelle ; Tiago Pariz
Fonte: Correio Braziliense, 17/03/2011, Política, p. 5

Presidente da CBF vai à Câmara para tentar esfriar o pedido de investigação dos preparativos para o Mundial de 2014 Ivan Iunes

A ameaça de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os preparativos para a Copa do Mundo de 2014 levou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, à Câmara dos Deputados. O cartola esteve reunido com líderes de vários partidos e até o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), na tentativa de esfriar o apoio à CPI, que poderia atrasar a organização do mundial. A Comissão de Turismo e Desporto deve votar na semana que vem o convite para que Teixeira explique as acusações feitas pelo deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ), responsável pelo pedido de abertura das investigações.

Um dia depois de o parlamentar fluminense pedir na tribuna investigação sobre a CBF e a organização da Copa, Teixeira fez uma procissão por gabinetes da Esplanada dos Ministérios e da Câmara. Primeiro, passou pela sala dos ministros Orlando Silva (Esportes) e Luiza Bairros (Igualdade Racial). Depois, visitou líderes partidários e autoridades da Casa. ¿Ricardo Teixeira foi lá para me apresentar a defesa dele e deu 10 justificativas para tentar me convencer a não assinar o pedido de CPI. Mas assim como Garotinho tem o livre direito de pedir a CPI, vou dar liberdade para que os outros deputados do partido decidam assinar ou não¿, revelou o líder do PR, Lincoln Portela (MG)

Mesmo com a reação rápida ao pedido de CPI, Garotinho garantia ter recolhido até o fim do dia 114 das 171 assinaturas necessárias para abrir a Comissão. O líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), fez um apelo aos deputados do partido que não subscrevessem o requerimento. ¿A movimentação só fortalece as suspeitas de irregularidades. Quem não deve não teme. É um claro indício de que há coisas a serem explicadas¿, dispara Garotinho.

De acordo com a assessoria da CBF, a movimentação de Teixeira não tratou da CPI da Copa de 2014, mas de visitas de rotina que o presidente faz a cada início de legislatura. O requerimento lido por Garotinho pede que sejam investigados o critério de divisão de lucros do Comitê Organizador Local da Copa e acordos firmados pela CBF com patrocinadores e para a transmissão dos jogos, entre outros.

Licitações O governo estuda ampliar o regime especial de licitação para as obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo de 2014 e não apenas aos aeroportos, como estava previsto inicialmente. A flexibilização das concorrências foi pensada para abrigar os projetos dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, mas acabou estendida. A decisão foi tomada ontem em reunião no Palácio do Planalto entre parlamentares governistas e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Luiz Sérgio. A proposta ainda será apresentada aos partidos de oposição na Câmara, que discutem um texto consensual a ser votado no plenário.

Pela proposta original, que constava da medida provisória que criou a Autoridade Pública Olímpica (APO), a flexibilização iria permitir seguidos adendos nos contratos da obra e acabar com o limite de aumento de preço de 50%, como consta da atual legislação. Essa ideia ainda está em debate e pode ser mantida no projeto a ser apresentado.

José Alencar recebe alta O ex-vice-presidente José Alencar recebeu alta na última terça-feira do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com informações da equipe médica, Alencar retornou ontem à tarde para uma sessão de hemodiálise, no entanto, às 18h30 já havia voltado para casa. O ex-vice-presidente estava internado desde 9 de fevereiro por causa de uma peritonite, uma inflamação no peritônio ¿ membrana que reveste as paredes do abmônen ¿ causada por uma perfuração no intestino.