Título: Embratur investe na atração de turista estrangeiro para SC
Autor: Wilke,Juliana
Fonte: Gazeta Mercantil, 09/12/2008, Brasil, p. A6

Florianópolis, 9 de Dezembro de 2008 - A presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Jeanine Pires, anunciou ontem, em Florianópolis, reforço de R$ 630 mil para promoção de Santa Catarina junto ao mercado internacional. Somando com os R$ 600 mil já destinados anteriormente pela Embratur, no total, o estado ficará com uma verba de R$ 1,23 milhão. O dinheiro extra será aplicado em campanhas publicitárias e ações de relações públicas nos principais emissores de turistas, como a Argentina, Chile e Paraguai.

"O ministro Luiz Barretto determinou que houvesse um reforço nas verbas destinadas à promoção internacional de Santa Catarina. A atividade é muito importante para o Estado e, com esse investimento, vamos incrementar a divulgação do litoral catarinense, principal destino dos turistas do Cone Sul", afirma a presidente da Embratur.

Repercussão internacional

Na próxima semana, já chegam ao estado jornalistas argentinos, chilenos e paraguaios, convidados pela Embratur, para ver, in loco, que o litoral está pronto para receber os turistas.

Segundo o secretário de turismo do Estado, Gilmar Knaesel, "o Estado quer garantir a recuperação de todos os setores da economia que poderiam ser afetados, por isso o investimento na divulgação das reais condições de Santa Catarina em receber os turistas estrangeiros é de fundamental importância para o estado".A Embratur vem monitorando a repercussão internacional das enchentes em Santa Catarina em todo o mundo, por meio das agências de relações públicas que prestam serviço para o Instituto. Segundo Jeanine, as notícias do turismo na mídia internacional não foram contaminadas pelos acontecimentos. "Mas mesmo assim, é importante fazer todos os esforços para divulgar o estado e esclarecer os potenciais turistas", avaliou.

O presidente da Santur afirma que Santa Catarina tem o maior receptivo de turistas argentinos para o Brasil. Segundo a Embratur, é o quarto estado que mais recebe turistas estrangeiros para lazer e o quinto quando o motivo da viagem é a participação em eventos. No total estão sendo esperados 740 vôos charter, a maioria (mais de 400) da Argentina. No último domingo cerca de 160 argentinos desembarcaram no aeroporto internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, no primeiro vôo charter vindo de Buenos Aires. A chegada do grupo deu início a uma série de charters contratados pela operadora argentina All Seasons. Os vôos, que são operados pela companhia aérea Andes, devem aterrissar sempre aos domingos na capital.

Por meio da Embratur, há ainda a campanha publicitária "Brasil Sensacional", com anúncios de Santa Catarina, que está sendo veiculada em dez países desde setembro e continua no ar até maio de 2009.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 6)(Juliana Wilke)