Título: Não desistam e lutem para sobreviver
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 17/03/2011, Mundo, p. 22

O imperador Akihito, que faz raríssimas aparições públicas, deixou ontem transparecer a gravidade da crise nuclear no Japão. Foi à TV e fez um pronunciamento emotivo aos súditos. ¿Eu estou profundamente angustiado com a dolorosa situação nas áreas atingidas pelo desastre¿, afirmou. ¿Eu espero sinceramente que as pessoas superem esse tempo de infortúnio, com um sendo de cuidado para com o próximo¿, acrescentou. Segundo a agência de notícias Kyodo, jamais Akihito havia transparecido seus sentimentos ao público. ¿Eu fiquei bastante movido pela bravura dos sobreviventes que estão se encorajando em tentar viver em meio a esse enorme desastre¿, admitiu ele.

Além de expressar a esperança de que uma piora da crise nuclear seja evitada, Akihito ressaltou os esforços de todos os japoneses envolvidos nas operações de resgate e de limpeza das regiões afetadas. Em um dos momentos mais dramáticos do discurso, o imperador remeteu-se ao espírito de resiliência da população japonesa. ¿Eu espero que aqueles afetados pelo terremoto não desistam e lutem para sobreviver, enquanto tomam conta da própria saúde¿, disse. Akihito revelou gratidão pelos esforços das Forças de Autodefesa do Japão, da Guarda Costeira e dos bombeiros.

Ken Ruoff, historiador da Universidade Estadual de Portland (EUA) e autor de O Japão imperial e seu apogeu, concorda com o fato de que o discurso de Akihito simboliza a seriedade da situação. ¿O imperador não tem poder político, mas é o símbolo da unidade nacional¿, lembrou, em entrevista ao Correio. ¿E é exatamente o que ele defendeu: a unidade nacional.¿ (RC)