Título: UE acusa fabricantes de formação de cartel
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 12/12/2008, Direito Corporativo, p. A9

Bruxelas e Tóquio, 12 de Dezembro de 2008 - Reguladores da União Européia acusaram as empresas Siemens, a ABB, a Areva, a Toshiba e outras fabricantes de dispositivos de transmissão de energia por estarem, supostamente, fixando preços no mercado de transformadores elétricos.

As acusações foram endereçadas a diversas companhias que fabricam transformadores de força, informou Jonathan Todd, porta-voz da Comissão Européia, órgão regulador antitruste da União Européia ( UE) . Ele, no entanto, não identificou as companhias.

Violação das leis

A ABB, maior fabricante mundial de redes elétricas, a Toshiba, fabricante japonesa de equipamentos elétricos, semi-condutores e eletrônicos, e a Areva, construtora francesa de usinas elétricas, confirmaram que receberam notificações do órgão antitruste. Sob a legislação da União Européia, as companhias, se condenadas, podem ser multadas em até 10% sobre o total de suas vendas anuais caso seja comprovada a violação das leis antitrustre.

Multa pesada

Os transformadores de força são componentes chave na transmissão de eletricidade, reduzindo ou aumentando a voltagem em um circuito elétrico. A Toshiba obtém cerca de 33% de sua receita com a comercialização de itens de infra-estrutura que incluem transformadores, equipamentos médicos e elevadores.

Em janeiro deste ano, a Siemens, Areva e outras oito empresas do setor foram multadas pela UE pela fixação de preços de dispositivos de transmissão de energia. A Siemens teve que desembolsar ? 479,7 milhões, segunda maior multa já aplicada a uma empresa individualmente, depois da multa de ? 896 milhões estipulada no último mês contra a Cie. de Saint-Gobain.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 9)(Bloomberg News)