Título: Desvalorização do dólar, idéia que "pode dar certo"
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 21/09/2004, Internacional, p. A-10
O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional, Rodrigo de Rato, disse que o dólar americano deveria ser desvalorizado para que o crescente déficit em conta corrente dos EUA possa ser controlado. O déficit em conta corrente é a mais ampla medida da movimentação bens e serviços de um país. "Correções no valor das moedas fazem sentido, sob o ponto de vista dos fundamentos econômicos", disse Rato, em resposta a perguntas que se seguiram ao pronunciamento no Conselho de Relações Exteriores. Ainda assim, análises de risco, como as que geram uma corrida a tipos de investimento mais seguros, podem ter um papel importante na sustentação do dólar, ele disse.
O déficit em conta corrente dos EUA atingiu seu recorde no segundo trimestre deste ano, quando os preços do petróleo contribuíram para ampliar o déficit comercial, disse o Departamento de Comércio na semana passada. No segundo trimestre, o déficit foi equivalente a uma parcela de 5,7% da economia do país, que gira US$ 11,6 trilhões, contra os 5,1% registrados no primeiro trimestre de 2004.
"Moedas como o dólar, e especialmente o dólar, não apenas são influenciadas pelos fluxos econômicos como também são influenciadas pelas avaliações de risco", disse Rato em entrevista após seu pronunciamento. "Há momentos em que os mercados ficam mais avessos a riscos. Isso com certeza influencia as moedas, principalmente o dólar".