Título: Lula cobra do Congresso nova CPMF
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 30/12/2008, Brasil, p. A10
Brasília, 30 de Dezembro de 2008 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu ontem ao Congresso o apoio para aprovar projetos da área social, apesar de voltar a lamentar a extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
Lula afirmou também que tem o desafio de fazer de 2009 o melhor ano para a educação na história do país. O governo promete inaugurar 100 escolas técnicas no ano que vem e outras 50 em 2010, além de comemorar a formatura de 56 mil estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) e inaugurar alguns centros universitários."Muitas vezes se tenta criar uma disputa mais do que ela é na verdade entre o Executivo e o Legislativo", disse Lula, durante a cerimônia de sanção do projeto de lei que cria 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia (Ifets), no Palácio do Planalto.
O presidente aproveitou a oportunidade para voltar a criticar os parlamentares pela rejeição da proposta de emenda constitucional que prorrogava a CPMF. "Nós só tivemos o percalço da questão da CPMF, que um dia a história vai julgar." A proposta de criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), que substituiria a CPMF, ainda tramita na Câmara.
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 10)(Reuters)