Título: BB estrutura nova diretoria de comércio exterior
Autor: Lívia Ferrari
Fonte: Gazeta Mercantil, 21/09/2004, Finanças & Mercados, p. B2

Anunciada oficialmente há cerca de três meses, a nova diretoria de comércio exterior do Banco do Brasil (BB) começa agora a se estruturar. Conduzida pelo especialista José Maria Rebelo, a nova diretoria será integrada por três principais gerências executivas: negócios de exportação; promoção comercial; e controle e conformidade.

A primeira gerência ficará a cargo de Rogério Lot, que assumiu ontem sua nova função, depois de um ano dedicado ao BB Previdência. Com isso, Rogério Lot, funcionário de carreira da instituição, volta a atuar no setor de comércio exterior, onde esteve durante cinco anos, à frente das operações do Programa de Financiamento a Exportações (Proex). Os titulares das demais gerências da nova diretoria ainda estão em fase de seleção.

Pelo nova estrutura definida pelo banco, a gerência de negócios de exportação vai reunir as linhas de Proex (financiamento direto e equalização de juros); financiamentos de curto prazo, como linhas de Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC); e também as operações de câmbio. A gerência de promoção comercial ficará responsável pela realização de estudos sobre oportunidades de exportações, com análises sobre mercados e fluxos de comércio. Já a gerência de controle acompanhará o desenvolvimento das operações, monitorando o cumprimento de normas e procedimentos.

Com esta nova estrutura, o Banco do Brasil pretende ampliar o foco nas operações de comércio exterior, aproveitando o surgimento de novas oportunidades de exportação, sobretudo de pequenas e médias empresas, cuja presença vem se ampliando com as linhas do Proex - financiamento direto. A criação da nova diretoria do BB faz lembrar a extinta Carteira de Comércio Exterior (Cacex), do próprio Banco do Brasil, que durante décadas foi responsável pela execução de toda a política de comércio exterior do País.