Título: Encontro de CEOs
Autor: Ribas, Sílvio
Fonte: Correio Braziliense, 18/03/2011, Especial, p. 4

Muito além do interesse de se reaproximar politicamente, a comitiva que acompanhará o presidente dos EUA, Barack Obama, também será composta por empresários empenhados em fortalecer as relações comerciais com as companhias brasileiras. Durante a visita do chefe de Estado, dois fóruns devem reunir mais de 400 CEOs das duas nacionalidades para discutir oportunidades de negócios. O primeiro, mais restrito, começa hoje e vai até amanhã de manhã em Brasília e reunirá 10 representantes brasileiros e 10 norte-americanos.

A cúpula, criada durante a crise financeira internacional, debaterá temas ligados à promoção do comércio, da indústria e de investimentos entre Brasil e Estados Unidos. Das empresas brasileiras, estão gigantes como Gerdau, Vale, Camargo Corrêa e Embraer. Do outro lado da mesa, estarão Intel, Motorola e Coca-Cola, entre outras. Marco Stefanini, fundador da empresa de consultoria em tecnologia da informação Stefanini IT Solutions, representa o lado brasileiro na área de educação e de desenvolvimento de recursos humanos no CEO Forum. Marco Stefanini falou ao Correio que a expectativa dos participantes em torno da reaproximação dos dois países é grande.

Na primeira parte do encontro, serão formuladas e discutidas propostas de desenvolvimento nas áreas de interesse empresarial. Ao lado da Motorola, a Stefanini defenderá, por exemplo, a criação de um projeto de lei que incentive o investimento em educação por parte da iniciativa privada. No segundo dia, pela primeira vez desde sua criação, a cúpula terá a participação dos presidentes dos dois países, em um encontro previsto para ocorrer no Palácio do Itamaraty.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Câmara Americana de Comércio (Amcham) também aproveitaram a visita de Barack Obama para convidar 400 empresários brasileiros e norte-americanos para um encontro empresarial, programado para amanhã. A gerente executiva de Negócios Internacionais da CNI, Soraya Saavedra, explicou que a intenção da confederação foi criar um ambiente que possibilitasse a reaproximação dos empresários. ¿A participação dos Estados Unidos nas nossas exportações caiu muito. Para nós, é essencial reverter esse quadro¿, justificou.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 18/03/2011 02:50