Título: Lula destaca oportunidades
Autor: Filho,José Pacheco Maia
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/12/2008, Internacional, p. A15

Costa do Sauípe (BA), 18 de Dezembro de 2008 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou histórica a Cúpula da América Latina e Caribe sobre Integração e Desenvolvimento (CALC), encerrada ontem, em Costa do Sauípe.

"Quem estava acostumado às tradições das políticas internacionais de nossos países podem estranhar, mas é a primeira vez, em 200 anos de independência, que estamos juntos todos os 33 países da América Latina e Caribe", disse o presidente brasileiro.

Para Lula, a reunião significou a compreensão de que, quanto mais união, mais chances há para os países latino-americanos e caribenhos participarem de políticas globais e riquezas, ganhando condições de evitar a crise financeira internacional.

Elogios

"Já participei de muitas cúpulas, talvez aqui só Chávez tenha participado mais, mas esta foi extraordinária pelo alto nível", disse Lula. Para ele, houve a compreensão política que a crise é oportunidade de fazer o que não foi feito há 30 anos, quando se esperava oportunidades dadas pelos países ricos.

No embalo do entusiasmo do presidente brasileiro, Hugo Chávez, da Venezuela, destacou a data do encerramento da CALC, 17 de dezembro. "Hoje se completam 200 anos da morte física do revolucionário Simón Bolívar, que lutou contra o imperialismo e morreu traído pelas oligarquias desses países, depois de 15 anos de guerras pela independência", afirmou.

Documento

Na declaração de Salvador, distribuída após o evento, foram destacados pontos de cooperação entre os mecanismos regionais e sub-regionais de integração, crise financeira internacional, energia, infra-estrutura física, desenvolvimento social e erradicação da fome e da pobreza, segurança alimentar e nutricional, desenvolvimento sustentável, desastres naturais, promoção de direitos humanos e combate ao racismo, circulação de pessoas e migrações, cooperação sul-sul e projeção internacional da América Latina e do Caribe.

A presidente chilena Michelle Bachelet propôs a realização no Chile de uma reunião para discussão de proposta regional a ser apresentada no G20 financeiro pelos membros Argentina, Brasil e México.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 14)(José Pacheco Maia Filho)