Título: Dongkuk reavalia projeto com a Vale
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 02/01/2009, Brasil, p. A5

Seul, 2 de Janeiro de 2009 - A siderúrgica sul-coreana Dongkuk informou nesta quarta-feira que está reconsiderando o plano de construir uma planta de placas de aço no Brasil em conjunto com a Vale por conta o aumento dos preços de energia.

A fabricante de equipamentos de fundição italiana Danieli e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também eram parceiros do projeto, que precisaria de investimentos de 750 milhões de dólares para construir a unidade com capacidade anual de 1,5 milhão de toneladas no Estado do Ceará.

Em documento encaminhado à bolsa de valores da Coréia do Sul, a Dongkuk disse que as mudanças nas condições do mercado de energia e o aumento dos preços do gás tornaram o projeto, anunciado inicialmente em dezembro de 2005, menos viável.

"Enfrentamos dificuldades em dar continuidade ao plano por conta de desacordos entre os investidores", afirmou a Dongkuk. O setor de siderurgia vive hoje uma desaceleração em todo o mundo, principalmente pelo enxugamento do crédito, que reduziu de forma acentuada os recursos para indústrias que puxam este segmento como construção civil, automotivo, eletrodomésticos, entre outros. Alguns planos de revitalização econômica, como o anunciado recentemente pelo governo chinês, ainda deram algum alento. No entanto, os analistas não se arriscam a fazer nenhuma previsão sobre o futuro para o setor.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 5)(Reuters)