Título: Salários registram queda de 2,7%, diz IBGE
Autor: Americano,Ana Cecília
Fonte: Gazeta Mercantil, 14/01/2009, Brasil, p. A7

Rio de Janeiro, 14 de Janeiro de 2009 - Os salários pagos na indústria recuaram 2,7% em novembro segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) de Emprego e Salário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A variação, somada à queda de 0,4% em outubro, acumulou uma retração de 3,1% nos rendimentos dos assalariados empregados no setor nesses dois meses.

Para a economista Denise Cordovil, da coordenadoria de indústrias do instituto, o recuo no valor real da folha está associado à queda na produção industrial, que, segundo o próprio IBGE, recuou 7,9% entre setembro e novembro.

A queda no valor real dos rendimentos teve impacto na formação do índice de média móvel trimestral - um indicador usado para analisar tendência ¿ que acusou uma oscilação de menos 0,1% entre outubro e novembro, depois de um ano de taxas positivas. No acumulado de doze meses, o valor da folha de pagamentos cresceu 6,3%. Na comparação de novembro de 2008 igual período em 2007, a variação também foi positiva, de 4,1%.A pesquisa ressalta um quadro geral de desaceleração, que se acentuou em novembro. O emprego entre os assalariados da indústria reduziu-se em 0,6% contra outubro. É a maior queda desde outubro de 2003. (Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 7)(Ana Cecília Americano)