Título: O anticlima na Cinelândia
Autor: Abreu, Diego ; Iunes, Ivan
Fonte: Correio Braziliense, 19/03/2011, Política, p. 12

A viagem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Rio de Janeiro ocorrerá sob uma atmosfera de frustração. O grande compromisso do norte-americano marcado na Cidade Maravilhosa seria uma discurso à nação na Cinelândia, Região Central. O governo do estado já tinha, inclusive, avisado à população que as vias de acesso ao local estariam fechadas no domingo. A organização do evento esperava milhares de pessoas, contando com o carisma do norte-americano, para promover uma cena apoteótica. Agora, o grande momento planejado foi reduzido a um petit comité para 400 convidados no Theatro Municipal.

¿Devido a uma série de preocupações sobre a realização do evento ao ar livre, decidimos que a melhor opção é realizar o discurso em local fechado. Lamentamos pelas limitações quanto ao número de pessoas que poderão participar do evento. Agradecemos a colaboração dos governos do Rio e do Brasil e a calorosa recepção ao presidente por parte do povo brasileiro¿, justificou a Embaixada dos EUA no Brasil por meio de nota.

Obama chega ao Rio ainda hoje, mas não tem compromissos oficiais à noite. Ele e a família serão recebidos pelo governador Sérgio Cabral e pelo prefeito Eduardo Paes. No dia seguinte, pela manhã, terão um momento de diversão. Uma ida ao Cristo está agendada. A partir daí, as atividades de Obama e de Michelle ficam divididas. Enquanto ele vai à Cidade de Deus, comunidade símbolo para o governo local desde a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), ela deve ir à Cidade do Samba ou ao Jardim Botânico. O almoço da comitiva, por enquanto, é mistério. O presidente e a comitiva deixam o Brasil no dia seguinte, de manhã, em direção ao Chile.