Título: Oito décadas de corpo a corpo
Autor: Azedo, Luiz Carlos
Fonte: Correio Braziliense, 19/03/2011, Política, p. 14

A Visita de obama Desde Herbert Hoover, em 1928, o Brasil recebe um presidente norte-americano pela décima vez. Franklin Roosevelt veio três vezes

Na primeira visita de um presidente dos Estados Unidos ao Brasil, há 82 anos, Herbert C. Hoover desembarcou no porto do Rio de Janeiro, ponto final de uma exaustiva turnê de navio por nove países da América Latina. Quando Barack Obama chegar a Brasília, amanhã, será o 10° chefe de Estado americano a visitar oficialmente o país. A boa relação bilateral pode ser medida pela frequência dos encontros, que se intensificaram nos anos 1970, marcaram época e deixaram para trás casos inesquecíveis. Ao contrário dos antecessores Bill Clinton e George W. Bush, o atual mandatário escolheu vir ainda no seu primeiro mandato, e vai inovar com um discurso dirigido ao povo brasileiro, em praça pública, no Rio de Janeiro.

As visitas oficiais de presidentes americanos ao governo brasileiro, espalhadas nas últimas oito décadas, deixaram marcas na história do Brasil. Dois meses antes de inaugurar a nova capital, Juscelino Kubitschek recebeu o colega Dwight D. Eisenhower. A estratégia era melhorar as relações entre os dois países, depois do rompimento brasileiro com o Fundo Monetário Internacional (FMI). O norte-americano desfilou em carro aberto pelo canteiro de obras da Esplanada e lançou a pedra fundamental da Embaixada Americana. ¿Brasília é uma epopeia digna das vastas possibilidades e aspirações desta nação¿, declarou Eisenhower.

O clima das visitas, no entanto, nem sempre foi dos melhores. Na década de 70, Jimmy Carter fez uma visita oficial ao então presidente Ernesto Geisel. E, logo depois de desembarcar na Base Aérea de Brasília, o americano fez declarações sobre a importância dos direitos humanos, assunto delicado para o governo militar. Carter causou desconforto quando se encontrou com ativistas e membros da oposição. A visita de seu sucessor Ronald Reagan, em 1983, não deixou lembranças pela simbólica reaproximação, mas por uma terrível gafe cometida pelo chefe de Estado. Em um banquete feito em sua homenagem no Palácio da Alvorada, ele propôs um brinde ¿ao povo da Bolívia¿.

George W. Bush, antecessor imediato de Obama, esteve no Brasil em duas ocasiões. Em 2005, veio a Brasília retribuir visita de Luiz Inácio Lula da Silva, e a capital federal amanheceu com pichações contra ele nos principais pontos turísticos. Em 2007, Bush foi recebido com manifestações na Avenida Paulista, em São Paulo, onde assinou com Lula uma parceria na área de biocombustíveis. Bill Clinton teve agenda intensa e mais relaxada, em 1997, em companhia da então primeira-dama, Hillary Clinton, atual secretária de Estado dos EUA. Na visita de cortesia ao amigo Fernando Henrique Cardoso, ele passou por Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

O presidente americano que mais visitou o Brasil foi também o segundo a passar por aqui. Franklin Delano Roosevelt esteve no país três vezes, em uma época na qual as viagens se faziam de carro, em comboio, ou de navio. Essa limitação acabou se tornando um motivo para a segunda passagem pelo território brasileiro, em 1943. Roosevelt pernoitou em Belém (PA) durante a primeira viagem feita de avião por um chefe de Estado ¿ o destino final era Casablanca, no Marrocos. Na volta, ele se encontrou com Getúlio Vargas em Natal (RN), onde os EUA instalaram na ocasião uma base aérea de importância estratégica no esforço de guerra contra a Alemanha nazista.

Aventuras de um pioneiro A primeira visita internacional de um presidente norte-americano foi feita por Theodore Roosevelt, em 9 de novembro de 1906. O chefe de Estado fez uma longa viagem até o Panamá para acompanhar de perto a construção do canal que ligaria os oceanos Atlântico e Pacífico. O presidente ficou no país por 17 dias e inaugurou as visitas oficiais ao exterior pela América Latina. Durante seus oito anos de mandato, foi a única viagem externa feita por Roosevelt. Já como ex-presidente, porém, depois de ter fracassado na tentativa de conseguir nova reeleição, em 1912, ele fez uma longa excursão pela Amazônia brasileira. Desembarcou em dezembro de 1913, no Rio de Janeiro, seguiu por terra até o Mato Grosso e lá encontrou-se com a equipe do então coronel Cândido Rondon. Roosevelt enfrentou corredeiras, animais selvagens e até ataques de índios, mas por fim, em abril de 1914, conseguiu chegar ao Rio Madeira, destino da exposição ¿ depois de ter perdido 30kg. Visitou Manaus e Belém e retornou aos Estados Unidos.