Título: A- 350 chegará ao mercado na data planejada, diz Airbus
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Fonte: Gazeta Mercantil, 15/01/2009, Transporte, p. C2

Toulouse, França, 15 de Janeiro de 2009 - A Airbus disse que as entregas de seu avião modelo A3 50-900 vão começar na data planejada em meados de 2013, uma vez que o maior fabricante de aviões comerciais do mundo tenta competir com Dreamliner 787 da Boeing.

O modelo A3 50-900 com 300 assentos, a primeira versão programada para entrega, teve o projeto aprovado no final de dezembro, permitindo que a Airbus começasse a investir na fase industrial do desenvolvimento, disse ontem o diretor de operações Fabrice Bregier em um relato próximo da planta de montagem do A3 50 em Toulouse, na França.

787 com atraso

A Boeing está dois anos atrasada em relação ao projeto do 787. Esse avião, originalmente programado para ser entregue em maio passado, não está voando devido a uma série de pequenas falhas técnicas. Suas primeiras entregas não vão acontecer antes de 2010, disse a companhia americana. O A3 50 chegou ao mercado atrasado depois de ter seu projeto refeito muitas vezes e Bregier disse que a Airbus tem o objetivo de evitar mais atrasos por meio de uma mudança cultural que encoraja os gerentes a falar sobre as dificuldades.

"Sabemos que vamos enfrentar problemas adicionais", disse Bregier. "Mudamos a mentalidade de nossos funcionários. Eles nos dizem a verdade. Nos advertem em relação a problemas. Sabemos o que está acontecendo porque as pessoas sabem que esperamos a verdade".

O último grande projeto relacionado a aviões comerciais da Airbus, o super jumbo A3 80, entrou em produção depois um atraso de dois anos.

O A3 50, de US$ 13 bilhões, tem 478 pedidos de 29 clientes, disse ontem Didier Evrard, gerente de programas.

Cerca de 50% do trabalho no A3 50 será feito por subcontratantes, disse Bregier, incluindo as fabricantes de aeroestruturas Spirit Aerosystems dos Estados Unidos e a GKN do Reino Unido, que adquiriram, no ano passado, da Airbus, uma planta em Filton, Inglaterra. A Honeywell International dos EUA é um dos maiores fornecedores de sistemas depois de obter US$ 18 bilhões em contratos relacionados ao avião.

Bregier também disse ontem que a Airbus pode ainda considerar empréstimos governamentais para o A3 50 depois que a Boeing "obteve vários subsídios" para seu 787. Ele disse que o modelo da Boeing foi provavelmente" o avião mais subsidiado da história".

(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 2)(Bloomberg News)