Título: Como ele se comunica com os cidadãos
Autor: Freitas Jr,Osmar
Fonte: Gazeta Mercantil, 19/01/2009, Internacional, p. A15

19 de Janeiro de 2009 - Barack Obama tem estimados 3.5 milhões de endereços de apoiadores em seu arquivo eletrônico. Cada um deles vem acompanhado de um perfil, e é categorizado em grupos e sub-grupos de interesses. Assim como seu logotipo de campanha, que variava o desenho, de acordo com as características daqueles a quem seria exposto, as mensagens constantes enviadas via internet, também são costumizadas. Para cada alvo, ressalta - se uma das facetas do presidente eleito.

Num dos vídeo mais recentes, enviados para segmentos considerados abertos aos serviços voluntários, quem aparece é a primeira-dama Michelle Obama. Ela convoca participantes para um dia de mutirão promovido pelo marido. Na mesma semana anterior à pose, o próprio Barack divulgou via e-mail e pelos sites de vídeos amadores, seu apelo ao Congresso para a aprovação do pacote econômico de estimados US$ 800 bilhões, a ser enviado ao Legislativo já no dia 20. Em alguns destes filmes, Obama aparece de paletó e gravata. Em outros, está de gravata, mas em mangas arregaçadas na camisa.

"Nota - se que o presidente eleito está vendendo seu peixe para grupos distintos. Ele não está falando apenas aos legisladores. Está enviando a mensagem direto aos constituintes. Um vídeo é formal, como as imagens de qualquer presidente. O outro mostra um homem de mangas arregaçadas, disposto ao trabalho e apelando diretamente aos trabalhadores do país. Trata - se de estratégia visando múltiplos alvos. E, imagina - se, durante seu governo, serão vistos mais destes vídeos variados. É como se a campanha eleitoral não houvesse terminado", diz a analista Karen Jordan. da agência de publicidade Kent & Shelby, de Nova York.

A admiração pelo uso de sua imagem feito por Obama, perpassa os meios de marketing dos Estados Unidos e do mundo. "Visualmente, ele está dentro da mensagem a cada momento. Eu não consigo pensar em um exemplo de corporação privada que use tão inteligentemente sua imagem", diz Aldus McMann, consultor da agência multinacional DDB.

"Nesta Era de fragmentação frenética da mídia na Web 2.0, Obama é um excele nte produto. Ele é multicultural, apela para várias camadas sociais e grupos étnicos. E sua equipe já provou que sabe explorar os recursos mais modernos da Internet diz o professor Robert Muller, da New School of Arts, em Nova York. "Em termos de mensagem, cada detalhe é cuidadosamente manipulado. Repare, por exemplo, como Obama passou a usar na lapela um broche com a bandeira americana. Ele, durante a campanha, foi acusado de não ser patriota por não carregar a bandeira no peito. Depois de eleito, passou a fazê-lo. É indicativo de que será presidente de todos os americanos. Passa um simbolismo de continuidade dos ideais do país", diz Muller.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 15)(O. F. Jr.)