Título: Santander oferece ações para compensar perdas
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 28/01/2009, Finanças, p. B3

São Paulo e Madri, 28 de Janeiro de 2009 - O Grupo Santander informou ontem que decidiu oferecer uma solução aos seus clientes de private banking afetados pelo escândalo Bernard Madoff, gestor de fundos acusado de fraudes estimadas em US$ 50 bilhões. Segundo o comunicado, a instituição irá oferecer uma "substituição de ativos, pela qual os seus clientes de private banking trocarão investimentos", o principal investido no seu fundo Optimal Strategic US Equity, por ações preferenciais a serem emitidas pelo banco, com cupom de 2% ao ano e uma opção de compra com exercício por parte do emissor de dez anos. O aporte total será de ? 1,38 bilhão e o Santander estima custo, antes dos impostos, para a operação de ? 500 milhões, "integralmente provisionado nas contas de 2008".

O Santander foi acusado judicialmente de não ter realizado as investigações necessárias, ou não o suficiente, para evitar as perdas dos seus fundos que investiram capital com Bernard Madoff. A ação, apresentada em um tribunal federal em Miami (EUA), defende que o maior banco da Espanha foi negligente ao permitir que o fundo Strategic U.S. Equity confiasse seus investimentos à companhia de Madoff, afirmou em entrevista Javier Cremades, presidente do escritório de advocacia Cremades & Calvo-Sotelo, que representa os investidores que entraram com a ação.O processo, que busca representar também outros investidores, permitirá aos clientes do Santander que investiram no fundo afetado recuperar o dinheiro, disse. "Isto é parte de uma estratégia global", afirmou o advogado. O Santander informou no dia 14 de dezembro que possuía cerca de ? 2,3 bilhões em risco devido à fraude de pirâmide financeira cometida por Madoff.

No comunicado, o grupo informou que avalia as ações legais provenientes da questão e "que atuou com a diligência devida na gestão dos investimentos de seus clientes no Optimal Strategic. A venda desses produtos, prosseguiu, foi sempre transparente e ajustada às normas aplicáveis e aos procedimentos estabelecidos. "O Grupo Santander relembra que o Madoff Securities é um broker dealer autorizado, registrado e supervisionado pela SEC e que está autorizado a operar como investment advisor pela Financial Industry Regulatory Authority (FINRA) dos Estados Unidos."

(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 3)(Redação e Bloomberg News)