Título: Pátio tem 1 milhão de veículos de segunda mão
Autor: Monteiro,Viviane
Fonte: Gazeta Mercantil, 30/01/2009, Brasil, p. A4
30 de Janeiro de 2009 - Não há nenhum número oficial, mas estimativas de revendedores independentes dão conta da existência de um milhão de carros parados nos pátios de 42 mil lojas em todo o território nacional. De acordo com associações de revendedores, o mercado de usados costuma girar 8,2 milhões de veículos por ano ou cerca de 700 mil unidades por mês. Com a crise, o mercado emperrou devido a forte depreciação do usado - em torno de 30% desde setembro do ano passado - e da alta taxa de juros, que atualmente está em 1,8% ao mês em média. "Se o usado não vender, o carro novo também não vende", afirmou Ilidio Gonçalves dos Santos, presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).
Apesar de dizer que a iniciativa para empréstimos da ordem de R$ 2,5 bilhões ao setor de usados não tem participação da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a entidade representante da indústria automobilística também busca solução para melhorar o comércio de seminovos. O presidente da Anfavea, Jackson Schneider, afirmou recentemente que também defende medidas junto ao governo federal para melhorar o crédito e diminuir os juros dos usados. A Anfavea promete se manifestar no próximo mês sobre as medidas que estão sendo discutidas com o governo.
O carro usado sempre teve um papel importante no mercado brasileiro. Diferentemente de países mais evoluídos, uma grande parte dos consumidores considera a compra de um veículo um investimento - o que explica em parte a desvalorização mais lenta em relação a outros países, onde o automóvel é visto apenas como um bem de consumo durável. Quando confrontado agora com uma forte desvalorização do usado em razão da crise, o consumidor leva um susto e adia a compra do novo.
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 4)(Wagner Oliveira São Paulo)