Título: Índia intima EUA por Doha
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 30/01/2009, Internacional, p. A9

Davos (Suíça), 30 de Janeiro de 2009 - A Índia espera que os Estados Unidos liderem uma nova retomada da Rodada Doha, de negociações de acordo sobre liberalização do comércio global no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC ) como forma de combater as tentações protecionistas ligadas à crise, informou ontem o ministro indiano do Comércio Kamal Nath.

"Estamos convencidos de que a administração americana olhará de um ponto de vista positivo a Rodada Doha", explicou Nath, paralelamente à reunião anual do World Economic Forum (WEF) em Davos, na Suíça.

"Esperamos que os Estados Unidos assumam o papel de liderança da conclusão desta Rodada", acrescentou. As últimas negociações ministeriais de Doha, realizadas há sete anos na capital do Catar, fracassaram em julho sobre um desacordo entre Nova Délhi e Washington.

Crise e protecionismo

"Com a crise, ainda é mais imperativo ter um sistema multilateral regulado", afirmou. Nath manifestou ainda suas preocupações com os "sinais protecionistas" surgidos no mundo.

"O protecionismo continua sendo uma ameaça... tivemos um eco das medidas do protecionismo (adotadas) por alguns países", destacou o ministro indiano.

"Estou convencido de que no longo prazo, o protecionismo não ajuda nenhuma situação econômica em nenhum país", disse Nath, insistindo: "não é nada bom para a economia mundial".

A ameaça do protecionismo é assunto recorrente nos corredores de Davos, onde 2,5 mil autoridades de 96 países evocam desde quarta-feira os meios para tirar o mundo de sua maior crise econômica desde à Grande Depressão dos anos 1930.