Título: Morre deputado Adão Pretto, fundador do MST
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 06/02/2009, Brasil, p. A8

Brasília, 6 de Fevereiro de 2009 - O deputado federal Adão Pretto (PT-RS) morreu ontem, aos 63 anos, devido a complicações de uma pancreatite. A morte ocorreu às 7h50 no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Ele havia sido submetido a uma cirurgia para retirada do pâncreas.

Adão Pretto foi um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no Rio Grande do Sul. Em 1980 filiou-se ao PDT e, em 1985, entrou para o PT, partido pelo qual se elegeu deputado estadual no Rio Grande do Sul. Em 1991, tomou posse, pela primeira vez, como deputado federal, e manteve-se no cargo por mais cinco mandatos.

O velório foi realizado a partir das 9h30 na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em Brasília, a Câmara dos Deputados suspendeu a sessão e, no final da tarde, entidades de direitos humanos e de luta pela reforma agrária realizaram ato em homenagem ao deputado no Centro Cultural Brasília.

A principal bandeira política de Adão Pretto foi a reforma agrária. Participou das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), instituições ligadas à Igreja Católica e do movimento sindical.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 8)(Agência Brasil)