Título: INSS terá 720 novas unidades até 2010
Autor: Monteiro,Viviane
Fonte: Gazeta Mercantil, 10/02/2009, Brasil, p. A9

Brasília, 10 de Fevereiro de 2009 - A Previdência Social pretende investir R$ 811,6 milhões na expansão da rede de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até 2010. A ideia é criar 720 novas unidades, chamadas Agências da Previdência Social (APS), previstas no plano de expansão do setor. Hoje existem 1,11 mil unidades distribuídas por 950 municípios brasileiros, número que deve saltar para 1.830 nos próximos dois anos conforme informou ontem do ministro da Previdência, José Pimentel. Com a previsão de beneficiar cerca de 31,4 milhões de pessoas, o governo pretende ampliar a presença do INSS no Brasil para 1,67 mil municípios brasileiros nos próximos dois anos. Segundo dados do ministério, as novas agências serão implantadas em municípios com mais de 20 mil habitantes, que até então não possuem postos do INSS.

O Nordeste vai receber o maior número de unidades. A previsão é que sejam criadas 339 agências. No Sudeste, a previsão é de instalar 172. No Norte, a expectativa é de criar 104, na região Sul, 76 e no Centro-Oeste mais 29 unidades.

O ministério considera os investimentos necessários porque, em muitos casos, os segurados que procuram os serviços previdenciários de uma agência fixa precisam percorrer longas distâncias. "Vamos evitar o deslocamento de trabalhadores dos pequenos e médios municípios para as grandes cidades e ao mesmo tempo agilizar o atendimento", afirmou o ministro.

Para reforçar o atendimento nas novas agências, Pimentel declarou que está em execução um plano de redimensionamento do quadro de servidores do INSS que passará a contar com o reforço de 1.502 servidores que estão hoje na Receita Federal do Brasil. Os recursos de R$ 811 milhões, serão aplicados na construção de agências, substituição de imóveis alugados e modernização do patrimônio existente.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 9)(Viviane Monteiro e Agências)