Título: Centro controla em tempo real dutos da Petrobras
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 10/02/2009, InfraEstrutura, p. C6

Brasília, 10 de Fevereiro de 2009 - Do centro do Rio de Janeiro, mediante a leitura de um enorme painel, é possível acompanhar em tempo real toda a movimentação de petróleo e gás produzido e transportado pelo sistema Petrobras, com 100% de margem de acerto e segurança absoluta. Trata-se do Centro Nacional de Controle Operacional (CNCO), operado pela Transpetro, subsidiária da petrolífera brasileira.

O plano de negócios da Petrobras prevê investimentos de US$ 174,4 bilhões até 2013, quando o País deverá estar produzindo 3,3 milhões de barris por dia de óleo e derivados e gás. Somente as áreas de gás e energia receberão recursos de US$ 10,6 bilhões no período 2009/2013.

A rede de dutos da Petrobras tem uma extensão de 11,6 mil quilômetros. Apenas os gasodutos totalizam 4,5 mil quilômetros, com capacidade de transporte de 55 milhões de metros cúbicos por dia.

Segundo o cronograma do governo, até 2010, o País terá 7 mil quilômetros de gasodutos, com capacidade de movimentar diariamente 110 milhões de metros cúbicos de gás. A Transpetro também opera hoje 7,1 mil quilômetros de oleodutos.

"Desse centro, é possível monitorar e operar todos os dutos da área de gás, óleo e derivados em tempo real, avaliando a pressão das linhas, a vazão, as bombas e compressores", observou o gerente do Centro de Controle de Gasodutos, Caetano Frisoli. A produção de gás, acrescenta, vai continuar crescendo e a tendência é aumentar a rede de gasodutos.

O coordenador do Centro de Controle de Oleodutos, Luciano Macedo Josino da Costa, salientou que o modelo centralizador adotado - o Scada, sistema de supervisão de controle de dados, na sigla em inglês - é fundamental para o sucesso da operação. "Dispomos de informações atualizadas em tempo real, o que permite agir com rapidez em caso de qualquer anormalidade", afirmou Costa.

O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, disse à "Agência Brasil" que a empresa se preparou para operar com segurança, sem agredir o meio ambiente. "O controle de dutos é a logística para participar desse grande crescimento. Todas as artérias irão funcionar com energia segura e barata. Este é o momento do crescimento", ressaltou Machado. A Transpetro figura entre as empresas de maior destaque nessa área.

(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 6)(Agência Brasil)