Título: Protestos deixam 46 mortos
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 19/03/2011, Mundo, p. 27

Manifestantes contrários ao presidente do Iêmen entram em conflito com a polícia em Sanaa

Os confrontos entre manifestantes e policiais se intensificaram ontem no mundo árabe. No Iêmen, os protestos contra o regime de Ali Abdallah Saleh deixaram 46 mortos na capital Sanaa, no mais violento conflito desde o início da revolta, em janeiro. Os Estados Unidos pediram o fim da violência na região e o respeito ao direito da população de se manifestar. Por causa dos violentos protestos, o presidente, no cargo há mais de três décadas, declarou estado de emergência no país.

No confronto, ocorrido na Praça da Universidade, no centro da capital, tiros foram disparadas e pedras atiradas durante uma hora e meia. Um adolescente de 14 anos e o fotógrafo do jornal Al-Masdar, Jamal Al-Sharaabi, estão entre os mortos. ¿Estamos nos manifestando pacificamente e eles atiram em nós¿, disse à agência France Presse um dos manifestantes, identificado como Ahmad, 25 anos. ¿Não sairei deste lugar até que o presidente tenha caído, mesmo que eu seja morto.¿

O presidente Saleh declarou esperar que os manifestantes deixem a Praça da Universidade, no centro da capital. ¿Escolham outro lugar, distante dos bairros residenciais, se quiserem manter suas manifestações¿, disse, em pronunciamento. Por considerar a repressão desmedida, o ministro do Turismo, Nabil al-Faqih, anunciou sua demissão.

Os protestos no Iêmen são inspirados nas revoltas que derrubaram os ex-mandatários do Egito e da Tunísia e contam com grande participação de jovens, revoltados com a situação social e econômica do país. Lá, 45% da população vive abaixo da linha da pobreza. Buscando acalmar os opositores, Saleh disse que não deve se candidatar às próximas eleições, previstas para 2013, nem lançar a candidatura de seu filho, Ahmad Saleh. A promessa, no entanto, não foi suficiente, e os manifestantes continuam a pedir sua saída e a enfrentar a polícia e partidários do presidente.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu o fim dos conflitos durante os protestos. ¿Condeno firmemente os episódios de violência que foram registrados no Iêmen. O presidente precisa manter sua promessa de autorizar as manifestações pacíficas. Agora é mais importante do que nunca que todas as partes participem de um processo aberto e transparente¿, declarou ontem. Mais de 80 pessoas morreram desde o início do movimento que pede a saída de Saleh.