Título: Parlamento europeu vota apoio à extradição
Autor: Carneiro,Luiz Orlando
Fonte: Gazeta Mercantil, 05/02/2009, Brasil, p. A12

Estrasburgo, 5 de Fevereiro de 2009 - O Parlamento Europeu vai votar hoje uma moção comum que reitera o pedido de extradição de Cesare Battisti e exige das autoridades brasileiras "pleno respeito aos princípios do Estado de Direito da União Europeia (UE)".

A proposta conta com o apoio do Partido Popular Europeu (PPE), do Partido do Socialismo Europeu (PSE), dos Liberais Democráticos (LD) e da União pela Europa das Nações (UEN).

O texto da moção lembra também que "a parceria entre UE e Brasil se baseia no reconhecimento recíproco de que as duas partes respeitam o Estado de Direito e os direitos fundamentais".

Já o ministro das Relações Exteriores italiano, Franco Frattini, afirmou que "este não é o momento de falar em uma represália diplomática" contra o Brasil, pois a Itália está, agora, aguardando a resposta do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o caso de Battisti.

"Estamos aguardando confiantes de que a Suprema Corte brasileira irá rever a decisão do ministro da Justiça", Tarso Genro, disse o chanceler italiano. Segundo ele, está fora de discussão a hipótese de o Brasil não ser convidado para a cúpula do G8 [grupo dos sete países mais ricos e a Rússia], grupo cuja Itália exerce a presidência temporária, está fora de discussão.

Também ontem o governo italiano anunciou que enviará "o mais rápido possível" um dossiê ao STF com informações sobre o caso do ex-ativista.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 12)(ANSA)