Título: G-7 intervém e impede alta do iene
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 19/03/2011, Mundo, p. 28

Uma ação conjunta dos sete países mais desenvolvidos (G-7) conseguiu ontem barrar a tendência de alta do iene. Foi a primeira intervenção direta do grupo no mercado cambial em mais de 10 anos. Os ministros das Finanças de Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, França, Itália e Japão tiveram uma teleconferência pela manhã, na qual decidiram adotar a estratégia de acionar seus bancos centrais, levando-os a comprar bilhões de dólares para baixar a moeda japonesa, pressionada por especuladores.

¿Optamos por uma intervenção no câmbio porque a flutuação extrema das taxas de câmbio não é boa para os mercados financeiros e para a economia¿, disse o ministro das Finanças japonês, Yoshihiko Noda. Desde o terremoto de 11 de março, a cotação do dólar vem caindo no plano internacional, enquanto o iene se fortalece. O dólar chegou a ser cotado a 76 ienes, no maior patamar da moeda japonesa desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Ontem, além de ter recuado 3% frente ao dólar, o iene caiu 3,2% em relação ao euro. Antes mesmo da ação do G-7, o Nikkei ¿ principal índice da Bolsa de Tóquio ¿ se recuperou, fechando em alta de 2,72%. Na Europa, as bolsas de valores reagiram positivamente ao novo cenário. Os mercados de ações em Nova York terminaram em alta, favorecidos pelo cessar-fogo na Líbia e pela disparada em papéis de bancos.