Título: Americanos perderam 522 mil empregos no mês de janeiro
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 05/02/2009, Internacional, p. A17

Washington, 5 de Fevereiro de 2009 - As empresas dos EUA eliminaram 522 mil postos de trabalho em janeiro, segundo relatório divulgado ontem pela ADP Employers Services. A queda no indicador dessa empresa privada especializada em dados sobre mercado de trabalho foi menor do que a prevista por economistas e se seguiu ao corte de 659 mil posições de trabalho (dado corrigido) no mês anterior.

Os patrões estão reduzindo o número de empregados, uma vez que os mercados de crédito obstruídos e a queda acentuada nos valores dos imóveis residenciais e na indústria de transformação ameaçam alongar a já mais extensa recessão em um quarto de século. A eliminação persistente de empregos provavelmente conterá ainda mais os gastos do consumidor, que representam cerca de 70 por cento da economia dos EUA."Podemos nos preparar para muitos mais meses de sangria no fronte dos empregos", disse Joel Prakken, presidente da Macroeconomic Advisers em St. Louis, em teleconferência com jornalistas.

A ADP revisou a sua metodologia no final do ano passado, de forma a limitar as divergências entre os seus cálculos e os dados oficiais sobre emprego. No mês passado, a nova tecnologia superestimou a queda nos empregos em empresas privadas de dezembro em 162 mil postos de trabalho, depois de a empresa ter subestimado em média cerca de 116 mil por mês nos primeiros 10 meses de 2008, antes da revisão.

O Departamento do Trabalho poderá informar amanhã que a economia norte-americana perdeu 535 mil empregos em janeiro e que a taxa de desemprego saltou para 7,5%, o patamar mais alto em 16 anos, segundo a mediana das previsões colhidas em pesquisa da Bloomberg News. Os EUA perderam quase 2,6 milhões de empregos em 2008, a maior redução desde 1945.

A projeção de 23 economistas consultados pela Bloomberg News era de que o relatório da ADP mostraria um declínio de 535 mil postos de trabalho, segundo a mediana das estimativas.

A pesquisa da ADP se restringe ao emprego em instituições privadas e não leva em consideração contratações pelos órgãos governamentais. A Macroeconomic Advisers participa da produção do relatório, junto com a ADP.

A eliminação de empregos anunciada por empresas dos EUA mais do que triplicou em janeiro comparativamente ao mesmo mês de 2008, puxada por planos de demissões em varejistas, informou ontem a agência de empregos Challenger, Gray & Christmas , sediada em Chicago.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 17)(Bloomberg News)