Título: Troca entre produtos foi recurso estratégico nos anos 1980
Autor: Tenório,Roberto
Fonte: Gazeta Mercantil, 05/02/2009, Agronegócio, p. B11

5 de Fevereiro de 2009 - A troca de produtos brasileiros no mercado internacional já foi utilizado como estratégia em outros momentos de crise. Entre 1983 e 1988, a Volkswagen utilizou 170 mil modelos Passat como moeda de troca por petróleo, que atingiu picos históricos no período. À época, o Brasil tinha que enviar um navio para buscar o produto na região, que estava no auge da guerra Irã - Iraque. O produto foi bem recebido no país árabe e acabou ganhando o apelido de Brasili.

O deputado federal (PSDB-SC) e presidente da Fernte Parlamentar Agropecuária, Valdir Colatto, revela que a opção também foi utilizada no início dos anos 1990. "Na situação, a carne também foi trocada pelo trigo". Nesse período, o País enfrentou uma grave escassez do produto provocada pela retirada do subsídio governamental e abertura do mercado. Segundo informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção recuou de 5,4 milhões de toneladas em 1990 para 3,3 milhões de toneladas em 1991.

"A proposta não foi nossa, mas se isso ocorrer (a troca) será muito bom para o setor", avaliou Rubens Valentini, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (Abcs). Segundo informou, os três últimos meses de 2008 tiveram um volume total exportado equivalente a metade de um mês normal. "A partir disso xcomeçou a sobra mercadoria por aqui". (Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 9)(R.T.)