Título: Renault-Nissan tem queda no mundo, mas cresce no Brasil
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Fonte: Gazeta Mercantil, 05/02/2009, Transporte, p. C3

Curitiba, 5 de Fevereiro de 2009 - Próxima de completar 10 anos, a aliança Renault-Nissan anunciou ontem que comercializou 6.090.304 veículos em todo o mundo, com queda nas vendas de 1,1% em relação a 2007, e que obteve uma participação total de mercado de 9,4%, com crescimento de 0,3% em relação ao ano anterior. Segundo a empresa, o mercado mundial como um todo registrou queda de 5% na comercialização de veículos. No Brasil, a Renault obteve um dos melhores desempenhos da sua história, obtendo um aumento nas vendas de 56,4%, e atingindo o recorde de 115.000 unidades vendidas. Com isso, a participação da montadora francesa no mercado brasileiro cresceu 1,2 ponto percentual, chegando a 4,3% do mercado e se posicionando entre as seis maiores montadoras do País. Os veículos mais vendidos no Brasil foram o Sandero, com 40 mil unidades e o Logan, com 36,5 mil unidades comercializadas

A fábrica da Renault-Nissan em São José dos Pinhais (PR), no momento, opera com metade de sua capacidade de produção que é de 620 veículos diários. A empresa também fez um acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba no final do ano para evitar demissões e, desde o começo de janeiro, 1 mil de seus 4.650 funcionários permanecem em casa ou em cursos de treinamento recebendo seu salários em parte da empresa e em parte do FAT ¿ Fundo de Amparo do Trabalhador. O acordo com o sindicato deve ter vigência até maio próximo.

No mundo, a Renault e a Nissan comercializaram, respectivamente, 2.382.230 e 3.708.074 veículo com as vendas da Renault apresentando retração de 4,1%, e as da Nissan um crescimento de 0,9%. Na Europa, mercado que desacelerou 8,1%, o Grupo Renault teve queda de 0,2 ponto percentual em sua participação de mercado, atingindo o patamar de 9%. (Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 3)(Norberto Staviski)