Título: Serra mantém-se à frente em pesquisa, mas Dilma cresce
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Fonte: Gazeta Mercantil, 04/02/2009, Brasil, p. A8
Brasília, 4 de Fevereiro de 2009 - Os dois prováveis candidatos do PSDB à Presidência da República em 2010, governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG), continuam com a preferência do eleitorado, de acordo com pesquisa divulgada ontem pelo Instituto CNT/Sensus. Apesar disso, os números demonstram queda das preferências em Serra e Aécio e aumento do número de eleitores indecisos e da provável candidata do PT, a ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil.
Em votação estimulada, quando a pergunta é feita para que o entrevistado escolha um candidato entre uma lista proposta, Serra teve 42,8% das intenções de voto contra 13,5% de Dilma e 11,2% de Heloísa, possível candidata do P-SOL. Em dezembro, Serra aparecia com 46,5% das preferências e Dilma, com 10,4%. Já os eleitores que ainda estão sem candidato somavam 30,6% em dezembro e agora são 32,6%.
Quando a pesquisa substitui Serra por Aécio e mantém os outros candidatos propostos, o governador mineiro aparece com 23,3% das intenções de voto, contra 18,2% de Heloísa, 16,4% de Dilma e 23,5% de indecisos. Em dezembro, Aécio tinha 25,3%, Heloísa,19,1%, e Dilma 12,9% e os indecisos somavam 26,1%.
O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, disse que a queda das intenções de voto nos tucanos pode ter sido causada pelas divergências internas do PSDB. "Isso não favorece o partido", afirmou Guedes. Já o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade, atribuiu o crescimento de Dilma na pesquisa à maior presença da ministra na mídia. "A Dilma está crescendo em função da visibilidade dela que está aumentando."
A pesquisa, que também avaliou a popularidade do presidente Lula, mostrou ainda como ficaria o quadro de 2010, se o eleitor escolhesse espontaneamente o candidato em quem votar. Apesar de Lula não poder ser reeleito para o terceiro mandato, ele aparece em primeiro lugar nas intenções de voto, com 21,3% das 2 mil pessoas entrevistadas. Em segundo e terceiro lugares aparecem os tucanos José Serra e Aécio Neves, com 8,7% e 3,9%, respectivamente. Dilma é a quarta colocada, com 2,5% das intenções de votos.
" É difícil hoje acreditar que uma pessoa no Brasil não saiba que uma pessoa só possa se eleger duas vezes consecutivas. Mesmo assim, os eleitores insistem no nome do presidente Lula", afirmou Andrade. "Isso acaba prejudicando a candidatura da Dilma, que passa a ter um voto espontâneo muito baixo", completou o presidente da CNT.
A pesquisa foi feita entre 26 e 30 de janeiro, em 136 cidades de todo o país.
PAC não é marketing
Dilma voltou a afirmar ontem que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não é um instrumento de marketing político. Durante a primeira inauguração do programa no Rio de Janeiro - uma escola de ensino médio - ela disse que as obras melhoram a qualidade de vida da população.
"Essa história de marketing não existe. Hoje estamos pegando o PAC com as mãos, porque o PAC é uma combinação de realizações que beneficiam que à comunidade. O PAC também desenvolve a auto-estima, porque mostra que é possível que os serviços prestados à população, até então abandonada pelo poder público, pode ser de alta qualidade."
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 8)(Agência Brasil)