Título: A chuva deu trégua
Autor: Rothenburg, Denise; Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 20/03/2011, Política, p. 2

Barack Obama chegou pontualmente às 7h30 a Brasília, primeira escala no giro que faz pela América Latina. O Air Force One, o avião que serve a Casa Branca, aterrissou sob escolta de carros do serviço secreto americano, que estavam na pista da Base Aérea. Obama desceu do avião sorridente e, ao lado da filha mais velha, Malia, acenou para os jornalistas. A primeira-dama, Michelle Obama, desceu logo em seguida, com Sasha, a filha mais nova.

A chegada de Obama foi tranquila, tanto na Base Aérea quanto no percurso até o Hotel Golden Tulip, onde a família ficou durante as horas em que permaneceu na capital do país. Eles foram recebidos pelo embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, e pelo coronel-aviador Geraldo Correia de Lyra Júnior, comandante da base. Embarcaram em uma limusine blindada, enquanto as filhas seguiram em um veículo semelhante logo atrás. A mãe da primeira-dama, Marian Robinson, e uma amiga, que faziam parte da comitiva, foram em um terceiro carro do comboio, composto por mais de 50 ¿ a maior parte ocupada por seguranças do serviço secreto e da Polícia Federal.

Durante o desembarque, helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) faziam sobrevoos baixos. Obama pisou pela primeira vez em solo brasileiro por volta das 7h40. E decolou às 19h05 rumo ao Rio de Janeiro. Quando chegou, a chuva fina que caía sobre Brasília até pouco antes havia cessado. No embarque, também não chovia. Um incômodo a menos para quem trazia na cabeça uma série de problemas.