Título: Dia de guerra e paz
Autor: Rothenburg, Denise; Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 20/03/2011, Política, p. 2

Palácio do Planalto serviu como centro de comando para Barack Obama dar sinal verde ao ataque contra o ditador líbio, Muamar Kadafi. Ao lado de Dilma, o presidente americano tomou a decisão

A chegada ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em meio ao agravamento da crise na Líbia, transformou ontem o Palácio do Planalto no centro das decisões sobre a guerra contra o regime de Muamar Kadafi. Obama terminava a conversa com a presidente Dilma Rousseff quando um assessor lhe entregou um bilhete de Washington. O presidente conversava com Dilma justamente sobre a situação da Líbia. A presidente brasileira foi direta: ¿Somos um país pacífico, os custos de uma guerra são elevados. Um conflito militar pode trazer mais prejuízos do que benefícios¿, disse. Obama, por sua vez, justificou a decisão que tomaria minutos depois, ao telefone. ¿Precisamos tomar uma decisão. Nem sempre a decisão é a que gostaríamos de tomar¿, respondeu ele, segundo relato de autoridades presentes ao encontro entre os dois presidentes, no Planalto.

Estavam na sala, além de Dilma e Obama, alguns ministros brasileiros: o da Casa Civil, Antonio Palocci, o das Relações Exteriores, Antonio Patriota e o do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, além do assessor especial da presidente para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, e do embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Mauro Vieira. Da parte dos americanos, estavam o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, o representante comercial da Casa Branca, Ron Kirk, o conselheiro de Segurança Nacional, Thomas Donilon, e o embaixador no Brasil, Thomas Shannon.

Além do conflito na Líbia, Obama e Dilma conversaram sobre projetos de educação. Ela falou ainda sobre o Conselho de Segurança da ONU, onde a posição norte-americana sobre a inclusão do Brasil como membro permanente foi vaga (leia mais na página 5). Dilma fez menções contundentes a respeito das barreiras comerciais entre os dois países, como as elevadas tarifas de exportação e os subsídios agrícolas, que impedem a entrada de produtos brasileiros a preços competitivos no mercado americano. Ela fez ainda uma análise da economia mundial, que levou o secretário Timothy Geithner a sorrir e a acenar com a cabeça, com ares de concordância sobre a exposição.

Quanto ao comércio entre os dois países, Dilma disse que ou os dois chegam a um acordo, ou os Estados Unidos terminarão adquirindo produtos brasileiros por meio da Ásia. No caso da China, hoje há um superavit no comércio com o Brasil. A Rodada de Doha, sobre liberalização do comércio mundial, também foi mencionada. Obama e Dilma concordaram em que, ou os países concluem logo a negociação, ou é melhor desistir dela.

Foco na Líbia A cabeça do presidente norte-americano, entretanto, não estava em Doha, nem totalmente nas negociações e nos acordos assinados no Brasil. Ele estava com Dilma, mas de olho no conflito na Líbia, assunto que permeou sua agenda nas quase 12 horas que permaneceu em Brasília. Tão logo terminou o encontro com a presidente, ele se fechou com sua equipe na sala contígua ao gabinete presidencial. Dali, ordenou o ataque. Obama ficou cerca de 15 minutos ao telefone com Washington e Paris ¿ onde a secretária de Estado Hillary Clinton estava reunida com líderes europeus e árabes. Quando deixou o telefone, Obama voltou a encontrar Dilma para a declaração conjunta, no Salão Leste do Planalto, onde o presidente comentou a perspectiva de guerra: ¿Se não houver cessação da violência, a coligação vai agir de alguma forma¿, disse Obama, sem entrar em detalhes.

Por volta das 14h, o presidente terminou seu terceiro pronunciamento do dia, aquele em que fez um brinde, antes de sentar-se para o almoço no Palácio do Itamaraty. Quando Obama retornou à sua cadeira, ao lado da presidente Dilma Rousseff, Donilon se aproximou dele. Ali, à mesa, ao lado de Dilma, o conselheiro de Segurança Nacional contou ao presidente sobre a o primeiro caça francês Rafale que acabara de atacar as forças de Kadafi. O chanceler Antonio Patriota foi quem informou a presidente brasileira. Começava ali o ataque que quase fez com que Obama desistisse na última hora da viagem ao Brasil.