Título: Ranking mostra falhas das empresas
Autor: Hugo Marques
Fonte: Gazeta Mercantil, 22/09/2004, Meio Ambiente, p. A-9

Em seu relatório, a Defensoria da Água elaborou um ranking de empresas envolvidas em casos clássicos de contaminação das águas. De acordo com a entidade, grandes grupos falharam no cuidado com os recursos hídricos em um passado ainda recente.

Petrobras ¿ Vazamento de mercúrio e arsênio no Rio Iguaçu pela extração de óleo de xisto em São Mateus do Sul; contaminação por resíduos na refinaria de Araucária (Repar) no Estado do Paraná; depósito de material tóxico no Aterro Mantovani em Santo Antônio da Posse (SP); falta de licenciamento ambiental para construção do Gasoduto Paulínia-Rio; depósitos iregulares de resíduos em todas suas unidades industriais e vazamentos em tanques de refinarias em Araucária (PR), Manaus (AM) e Paulínia (SP).

Shell ¿ Pela contaminação por vazamento de material tóxico no bairro Recanto dos Pássaros, em Campinas (SP), na Vila Carioca e Ipiranga, em São Paulo; em Manaus e outras unidades industriais em todo o país.

CSN ¿ Depósito irregular de resíduos na área conhecida como Volta Grande, onde foi construído um conjunto de casas populares. Vazamento de benzeno e casos de contaminação das águas em decorrência de seu processo industrial em Volta Redonda (RJ).

Grupo Gerdau ¿ Depósito irregular de resíduos em Sapucaia do Sul (RS), Araucária (PR), Santa Cruz (RJ), Cotia (SP), São José dos Campos (SP) e pela privatização de praias na região sul do Estado de Santa Catarina, prejudicando comunidades pesqueiras e tradicionais de Imbituba (SC).

Votorantim ¿ Contaminação das águas em diversas unidades industriais do grupo no país pela falta de controle na geração, tratamento

e destinação final de resíduos.Schultz Compressores ¿ Contaminação das águas em sua unidade industrial em Joinville (SC) pela falta de controle no gerenciamento dos resíduos.

Fundição Tupi ¿ Contaminação das águas em diversas unidades industriais nas margens da Baía da Babitonga, em Joinville (SC) pela falta tratamento e destinação final de resíduos.

Cargill ¿ Depósito de resíduos tóxicos no Aterro Mantovani; área contaminada em Cubatão (SP), emissão de poluentes na atmosfera e falta de controle de resíduos em Uberlândia (MG).

Chrysler ¿ Depósito de resíduos tóxicos no Aterro Mantovani e contaminação de áreas próximas às fábricas em São Bernardo do Campo e Campinas (SP).

Rhodia ¿ Contaminação de solo e das águas em Santo André, Itanhaém e São Vicente (SP).