Título: Prazo para a Rússia aderir é até dezembro
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 22/09/2004, Meio Ambiente, p. A-9

O comissário europeu de Energia, Loyola de Palácio, disse ontem que a União Européia deve dar à Rússia até dezembro de 2004 para que ratifique o Protocolo de Quioto, sobre a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa. Palácio, que interveio na comissão de Energia do Parlamento Europeu, disse: "Tendo em vista a situação, temo que o Protocolo Quioto provavelmente não entrará em vigor. A UE deve colocar dezembro de 2004 como limite para que Rússia ratifique o protocolo".

O comissário acrescentou que se em dezembro a Rússia não ratificar o Protocolo de Quioto, a União Européia deverá cogitar se o comércio de emissões é o adequado. "É preciso levar em conta o enorme custo para nossa indústria que o sistema de emissões terá se o Protocolo de Quioto não entrar em vigor", disse. O comissariado destacou ainda que se Europa não usar energia nuclear, não cumprirá com o protocolo.

Na semana passada, o primeiro ministro britânico, Tony Blair, fez um pedido aos países para que estejam mais atentos à questão das mudanças climáticas. Segundo ele, a adesão ao Protocolo de Quioto é imprescindível para combater os efeitos devastadores que já estão ocorrendo.