Título: Gilmar Mendes prestigia posse de magistrado
Autor: Aquino,João Paulo
Fonte: Gazeta Mercantil, 04/02/2009, Direito Corporativo, p. A10
Rio de janeiro, 4 de Fevereiro de 2009 - Na concorrida posse de Luiz Zveiter ontem, uma das mais cheias de toda a história do Tribunal de Justiça, um dos destaques foi o discurso do desembargador Sérgio Cavalieri Filho, transmitido pelos telões instalados no salão nobre do tribunal.
Apesar das ausências do prefeito Eduardo Paes e do governador Sérgio Cabral, que ciceroneavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a posse teve a presença da nata do direito nacional como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha; o ministro do STJ, Waldemar Zveiter, pai do novo presidente do TJ; o presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual Jorge Picciani; e o procurador-geral da Justiça, Cláudio Lopes. Pelo governo do estado, estavam presentes o presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), Wagner Victer, e o secretário da Casa Civil, Régis Fitchner.
O novo chefe do Poder Judiciário estadual foi saudado pelo desembargador Sérgio Cavalieri Filho, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que discursou de improviso. "O desembargador já tem no seu DNA a formação jurídica proveniente do seu pai, o ministro Waldemar Zveiter, e com certeza fará uma excelente gestão", disse. É importante investir na formação do juiz para oferecer uma justiça mais social e mais proveitosa para o cidadão fluminense e para o todo o povo. Eu estou certo que Luiz Zveiter tem plenas condições de fazer isso, eu confio nele", discursou Sergio Cavalieri.
O pai do novo presidente foi o primeiro membro da Justiça estadual fluminense a integrar o Superior Tribunal de Justiça.
Após assumir o cargo de presidente do Tribunal de Justiça do Rio, o desembargador Luiz Zveiter deu posse aos demais integrantes de sua administração: o corregedor-geral da Justiça, desembargador Roberto Wider, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio, e os primeiro, segundo e terceiro vice-presidentes, respectivamente, os desembargadores Antonio Eduardo Ferreira Duarte, Paulo Leite Ventura e Valéria Maron.
Em seguida, Luiz Zveiter nomeou os membros do Conselho da Magistratura, integrado por ele, pelo corregedor, os três vices e pelos desembargadores Reinaldo Pinto Alberto Filho, Francisco Assis Peçanha, Henrique Pinto Basílio, Benedicto Ultra Abicair e Luiz Leite Araújo. O Conselho tem a competência para exercer a vigilância sobre o desempenho dos deveres funcionais e éticos.
Também foram empossados os integrantes da Comissão de Legislação e Normas, os desembargadores Letícia de Faria Sardas, Marco Aurélio Bellizze Oliveira, Ricardo Rodrigues Cardoso e Denise Bruyère Lourenço dos Santos; da Comissão de Regimento Interno, os desembargadores Gilmar Augusto Teixeira, Suimei Meira Cavalieri, Mauro Dickstein e Luis Felipe Miranda e o diretor-geral da Emerj.
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 10)(João Paulo Aquino)