Título: Presidentes fogem do script
Autor: Jeronimo, Josie; Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 20/03/2011, Política, p. 5

Com direito a atraso de 10 minutos do chefe de Estado americano, Dilma e Obama deixaram de lado o roteiro preparado pelo cerimonial e conversaram antes do previsto na agenda oficial. Depois, conheceram uma exposição e tiveram uma reunião fechada

Exatos 53 passos marcaram a distância entre Barack Obama e Dilma Rousseff, quando os dois chefes de Estado ficaram frente a frente na rampa do Palácio do Planalto. Às 10h26, o presidente americano desceu do Cadillac One, passou as tropas em revista e subiu a rampa com passo moderado e ao som da Marcha Presidencial, tocada pela banda presidencial. No percurso, sorriu para Dilma, que o aguardava há mais de 10 minutos. A espera foi ocasionada por erro da equipe de cerimonial, que deu o ¿ok¿ para a presidente se posicionar, ao lado do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, antes de o americano chegar à Esplanada. Dilma passava a impressão de desconforto com o sapato scarpim vermelho durante o tempo que ficou em pé, esperando.

Quando finalmente apertaram as mãos, Obama e Dilma quebraram o protocolo e se falaram antes do previsto na agenda oficial. Ainda na entrada da rampa, a banda executou os hinos dos dois países. O primeiro a ser executado foi o dos Estados Unidos, homenageado por uma salva de 21 tiros de canhão. Em seguida, o presidente americano acompanhou o Hino Nacional, ao lado da primeira-dama, Michelle Obama, que chegou ao Planalto por entrada lateral, pois apenas o presidente poderia subir a rampa.

Após posar para a foto oficial no Salão Nobre, Dilma conduziu o casal americano até o Salão Oeste, para apresentar a Obama e Michelle a exposição Mulheres artistas e brasileiras ¿ produção do século 20. Perfilados no Salão Nobre ¿ fixos ao lugar marcado pelo cerimonial americano com papéis com seus nomes e pastas ¿, os ministros de Dilma e os americanos aguardaram o casal conferir a exposição. O roteiro de Obama terminou depois de reunião fechada com a presidente e declaração coletiva, realizada no Salão Leste do Palácio.