Título: Lanche no Alvorada
Autor: Iunes, Ivan; Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 20/03/2011, Política, p. 8

Em seu último compromisso antes de embarcar para o Rio de Janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participou de um coquetel oferecido pela presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada. Ele chegou à residência oficial às 17h29, acompanhado da primeira-dama, Michelle, e as duas filhas do casal.

Participaram do coquetel familiares de Dilma, como a filha, Paula, a mãe, Dilma Jane, e a tia, Arilda, além de seis ministros do governo brasileiro: Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Antonio Palocci (Casa Civil), Antônio Patriota (Relações Exteriores), Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social), Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Haddad (Educação).

Uma pessoa próxima à presidente contou que Obama comeu salgadinhos e tomou sucos. Dilma também ofereceu pães de queijo, refrigerante e champanhe. As filhas de Obama cumprimentaram Dilma e teriam sido ¿muito educadas¿, conforme revelou a fonte. Dilma apresentou o Palácio ao norte-americano, mostrando-lhe a varanda e a piscina. Fora isso, ambos conversaram com os ministros de forma descontraída sobre temas diversos, como a agricultura brasileira e a merenda escolar servida na rede pública.

Depois de ficar exatos 49 minutos no Alvorada, Obama seguiu para a Base Aérea, de onde decolou para o Rio de Janeiro. Sua comitiva, composta por 34 carros e 30 motos, deixou o Alvorada às 18h18 pelo portão lateral do palácio.