Título: Poucos fãs curiosos
Autor: Iunes, Ivan; Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 20/03/2011, Política, p. 8

A chegada da primeira-dama ao restaurante Oca da Tribo não atraiu mais do que uma dúzia de olhares curiosos. Michelle Obama chegou no local por volta das 11h30, acompanhada das filhas, da mãe e de uma madrinha das meninas. Várias motos e viaturas das polícias Militar e Federal ¿ além do forte esquema de segurança norte-americano ¿ fizeram a proteção das mulheres do clã Barack, que ficaram no lugar até as 12h15. O trânsito no local, porém, não precisou ser interditado. Os clubes também funcionaram normalmente.

¿Ela (Michelle) é elegante e inteligente. Quero muito vê-la, mesmo que seja de longe¿, disse Cândida Campos Braga, 89 anos. Com dificuldades para se locomover, a senhora ficou mais de uma hora esperando a comitiva da primeira-dama. E não se arrependeu. Cândida saiu do Setor de Clubes satisfeita após receber um sorriso de Michelle Obama. De dentro da limousine, ela acenou para 12 pessoas que a esperavam do lado de fora do restaurante. O grupo comemorou a passagem rápida da primeira-dama, que chegou em carro diferente do das duas filhas.

Pouco antes da chegada de Michelle ao restaurante, Isabella Godoy, 15 anos, e Lusana Ornelas, 16, mal conseguiam conter a expectativa de ver a primeira-dama americana. Alunas do ensino médio do Colégio Militar de Brasília, as duas exibiam, orgulhosas, as medalhas de ouro conquistadas nas Olimpíadas de Matemática de 2010. ¿Espero que esse encontro de hoje abra as portas e incentive mais mulheres a competir nas olimpíadas¿, observou Isabella.

Na programação especial para Michelle Obama e sua família estavam algumas das principais expressões da cultura brasileira e negra: a capoeira e a percussão. A primeira foi representada pelo Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil e, a segunda, pelo Batalá, ambos de Brasília.

Criador e coordenador do grupo há 30 anos, o mestre Ralil Salomão afirmou que o Raízes do Brasil foi convidado para participar da recepção para Michelle graças à sua representatividade e também ao trabalho social que desenvolve. Desde 1990, o grupo, presente em seis países, prepara crianças e jovens carentes para se profissionalizar na capoeira. (RT)

PERSONAGEM DA NOTÍCIA Mineirinha determinada

[FOTO2] A estudante Raquel Helen Santos da Silva, 20 anos, impressionou Michelle Obama. ¿Ela é motivo de orgulho entre os mais jovens deste país e do mundo¿, declarou a primeira-dama dos Estados Unidos. A jovem de Belo Horizonte perdeu os pais quando ainda era pequena. Com apenas 9 anos, se engajou com o trabalho voluntário na escola e não parou mais. Em 2008, foi selecionada para participar do programa Jovens Embaixadores e ganhou destaque. Ontem, foi a escolhida para discursar diante de uma das mulheres que mais admira no mundo. ¿Como líder, como mulher, como negra, Michelle é muito importante para mim¿, disse. A jovem que cursa duas faculdades, de Relações Internacionais, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e Ciências do Estado, na Universidade Federal de Minas Gerais, teve lugar de honra no evento. Sentou-se ao lado da primeira-dama. ¿Ela me disse que no futuro espera ouvir falar de mim de novo e pediu que eu não desista dos meus sonhos¿, revelou Raquel. (TS)