Título: Estudo mostra Argentina a um passo da recessão
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 03/02/2009, Internacional, p. A11
Buenos Aires, 3 de Fevereiro de 2009 - A Argentina está quase certamente à beira da recessão, segundo o índice de principais indicadores econômicos publicados ontem. O indicador, compilado pela Universidade Torcuato di Tella (UTDT), se assemelha conceitualmente ao do Conference Board nos EUA, cuja meta é fazer a previsão de importantes pontos críticos da conjuntura econômica. Foi registrada uma queda de 22.7% em dezembro, em comparação com o mesmo mês no ano anterior, informou o estudo.
O índice teve declínio em todos os meses de 2008, tornando a leitura dos dados de dezembro a 12ª em declínio. A probabilidade de uma recessão subiu para 99,99%, segundo o índice.
Embora pela primeira vez em quatro meses o índice tenha registrado uma alta em relação ao mês anterior (ganho de 1,6% comparando-se com novembro), os responsáveis pelo estudo não acreditam que a alta mensal represente uma alteração de tendência.
"Apesar da alta, as ' tendências cíclicas' continuaram a registrar queda em dezembro, prosseguindo com a tendência iniciada no final de 2007," informou a instituição. "O índice continua antecipando a tendência de que a economia argentina dirige-se para uma recessão em 2009."
O estudo atribuiu o resultado de dezembro a uma elevação no índice Merval da bolsa de valores, mudanças na base monetária e uma crise recente no nível de confiança do consumidor. Embora o governo anuncie que o crescimento econômico ficará em 4% este ano, quase todos os economistas prevêem muito menos. Há que diga que a economia vai se contrair em mais de 3%.
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 11)( Dow Jones Newswires)