Título: Vale compra 49 embarcações por R$ 398 milhões
Autor: Oliveira,Wagner
Fonte: Gazeta Mercantil, 23/01/2009, Transporte, p. C3

São Paulo, 23 de Janeiro de 2009 - A Vale anunciou ontem contrato com três estaleiros brasileiros para encomenda de 49 embarcações no valor de R$ 398,6 milhões. A construção de 15 novos rebocadores (embarcações que auxiliam nas operações de manobra dos navios) e dois comboios fluviais (32 barcaças e dois empurradores). ajudará a aquecer a indústria naval brasileira, gerando cerca de 2.370 empregos diretos e indiretos.

O diretor de Portos e Navegação da Vale, Humberto Freitas, afirmou que o investimento faz parte do planos de longo prazo para logística. Ele disse que, mesmo na crise, a compra das embarcações faz sentido, já que a empresa quer ter frota própria para parte de suas operações.

De acordo com Freitas, a queda no valor do frete também não prejudica a compra. "Oscilações no preço de frete sempre ocorreram", disse. "Mas, na maioria do tempo, armadores sempre acumulam bons ganhos."

De acordo com ele, a Vale conseguiu um tripé preço, custo e prazo para construir as embarcações no Brasil e não no exterior. "Foi muito mais vantajoso fazer as embarcações aqui", disse.

Os rebocadores serão adicionados à frota atual da empresa, que conta com outras 14 embarcações. Onze rebocadores serão construídos no Estaleiro Detroit, em Navegantes (SC) e, outros quatro, em Aracaju, no Estaleiro Santa Cruz. Somente com a construção dessas embarcações serão gerados 1.530 novos empregos, entre diretos e indiretos.

Os rebocadores irão operar no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão, e no Complexo de Tubarão, no Espírito Santo, para atender, principalmente, o transporte de minério de ferro. O primeiro rebocador será entregue ainda este ano. Os demais deverão ficar prontos até 2011. O investimento na nova frota é R$ 276,3 milhões.

Já as 32 barcaças e os dois empurradores, um investimento de R$ 122,3 milhões, serão construídos no Estaleiro Rio¿Maguari, em Belém. O prazo de entrega dos comboios fluviais é 2010. A frota irá atender à Mina de Urucum, em Corumbá (MS), transportando minério na rota Brasil-Paraguai e Brasil-Argentina. Esta encomenda vai gerar 600 empregos diretos, podendo chegar a 700 no pico da construção, além de outros 140 empregos indiretos.

Segundo Freitas, com as encomendas, a Vale pretende atender ao crescimento da demanda pelos serviços da logística nos próximos anos. Parte deste movimento será oriundo da entrada em operação do Píer 4, em Ponta da Madeira (MA), em 2011. A obra irá gerar cerca de 2.500 empregos em seu pico e outros 212 quando o Píer entrar em operação.

Carga geral

Em 2007, a Log-In Logística Intermodal, empresa na qual a Vale detém 31,3% do capital total, anunciou a construção, em estaleiro nacional, de cinco navios do tipo porta-contêineres, para transporte de carga geral. Os navios serão construídos no Estaleiro Ilha S/A ¿ EISA, na Ilha do Governador (RJ) e terão capacidade individual de 2.700 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). O investimento total é de cerca de R$ 700 milhões.

(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 3)(Wagner Oliveira)