Título: Brasil fornecerá mais energia ao Uruguai
Autor: Aliski,Ayr
Fonte: Gazeta Mercantil, 13/02/2009, Brasil, p. A6

Brasília, 13 de Fevereiro de 2009 - Em meio ao crescimento de uma onda protecionista global, o ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Gonzalo Fernández, esteve ontem em Brasília cumprindo uma jornada de reuniões com o objetivo de estreitar relações comerciais entre os dois países. O chanceler esteve com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a conversa envolveu a criação de um sistema de swap de reais entre o Brasil e demais países latino-americanos.

Com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, Fernández tratou sobre o fornecimento emergencial de energia elétrica, considerando que o Uruguai enfrenta crise de abastecimento devido à estiagem neste início de ano. O chanceler uruguaio também condenou a onda de crescimento do protecionismo.

O chanceler uruguaio deixou Brasília com a garantia de envio de mais energia elétrica brasileira dentro de poucos dias. O Uruguai já recebe 300 megawatts e passará a utilizar o teto do acordo firmado com o Brasil, ou seja, terá 500 megawatts. Fernández também discutiu com Lobão a proposta de construir uma linha de transmissão de energia elétrica. Admitiu também ter conversado sobre investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para projetos nas áreas farmacêutica, naval e aeronáutica. No ano passado, Brasil e Uruguai tiveram uma corrente de comércio de US$ 2,662 bilhões, frente US$ 2,074 bilhões, em 2007.(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 6)(Ayr Aliski)