Título: Supermercados tornam-se âncoras de seus shoppings
Autor: Esteves,Cintia
Fonte: Gazeta Mercantil, 13/02/2009, Administração& Serviço, p. C3

São Paulo, 13 de Fevereiro de 2009 - Margens apertadas, oscilação nos preços dos alimentos de commodities, aumento da concorrência, além da expectativa da retração no consumo tem feito com que as gigantes do varejo busquem outras alternativas para aumentar sua rentabilidade. É o caso das galerias comerciais. Os espaços ociosos nas áreas dos supermercados vem ganhando importância estratégica no crescimento das redes e transformando-se em verdadeiros shoppings centers.

"Os supermercados estão se profissionalizando e hoje pode-se dizer que eles tem "visão" de shopping center. A maior parte das redes que têm lojas com galerias comerciais também possui um departamento especializado no assunto", conta Michel Brull consultor da Gouvêa de Souza, especializada em varejo.

Edson Emygdio, diretor da divisão de galerias e imóveis do grupo Pão de Açúcar confirma que o tamanho dos centros comerciais tem aumentado no nos supermercados. Mas o executivo afirma que a evolução das galerias não se resume ao tamanho dos espaços dedicados a elas. "As necessidades demonstradas pelos clientes nos pressiona a colocar sempre novidades em termos de novas marcas, assim como introduzir uma arquitetura mais moderna", explica Emygdio. (Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 3)(Cintia Esteves)