Título: Sarney oficializa candidatura à presidência do Senado
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 29/01/2009, Brasil, p. A7

Brasília, 29 de Janeiro de 2009 - A bancada de senadores do PMDB lançou oficialmente ontem a candidatura de José Sarney (PMDB-AP) à presidência do Senado Federal.

A decisão foi tomada durante almoço na residência oficial do atual presidente da Casa, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), que pretendia tentar a reeleição e desistiu em favor de Sarney. A eleição está agendada para a segunda-feira.

"Sou candidato. Agora começa a campanha", disse Sarney a jornalistas.

Ex-presidente da República (1985-1990) e do Senado, Sarney vinha afirmando que não tentaria voltar a ocupar a presidência da Casa. O senador gostaria que seu nome fosse objeto de consenso entre os colegas, mas aceitou disputar o cargo no voto depois que o PT não aceitou retirar a candidatura de Tião Viana (AC). Sarney deve contar com o apoio da oposição na eleição.

"Eu não queria, resisti. Mas, entendo minha candidatura como importante neste momento de crise mundial", acrescentou Sarney.

O senador desconversou quando foi perguntado se a sua candidatura poderia prejudicar a aliança entre PT e PMDB - os dois maiores partidos da base de sustentação do governo no Legislativo. "Não sei. Acabei de entrar na disputa. A disposição do presidente (Luiz Inácio Lula da Silva) é que haja um candidato apenas", comentou. Dos 81 senadores, o PMDB tem a maior bancada, com 20.

A cinco dias de deixar a presidência do Senado, o senador Garilbadi Alves Filho disse esperar que o PSDB apóie o candidato peemedebista José Sarney na eleição para o comando da Casa. "Creio que no PMDB não vamos ter novidades, e com relação ao PSDB também não. A expectativa é de que venhamos a ter o apoio à candidatura do senador José Sarney", comentou.

Tião diz que não desiste

O senador Tião Viana (PT-AC) criticou ontem a postura do senador José Sarney, por ter demorado a oficializar a sua candidatura à presidência do Senado, e disse que não pensa em desistir de concorrer ao pleito.

"Quando ele escondeu a candidatura dele por quatro meses dizendo que não era [candidato] e agora mandar recado por líderes, ele só pode estar pensando que o Senado é o quintal da casa dele", respondeu Viana, quanto à possibilidade de ser procurado por líderes de partidos para propor que desista da candidatura petista em favor do senador José Sarney.

No começo da tarde a líder do PT no Senado, senadora Ideli Salvati (SC), divulgou uma carta na qual reafirma o apoio do partido a Tião Viana.

Quanto à lista de 12 exigências apresentadas ontem pelo PSDB para apoiar a candidatura de um dos dois, Tião Viana disse que aceitou todas e também as propostas dos senadores Marcone Perilo (GO) para a primeira vice-presidência e Flecha Ribeiro (PA) para a quarta secretaria, na formação da mesa diretora do Senado.

O petista também acatou a reivindicação dos senadores do PSDB para que o partido presida as comissões de Assuntos Econômicos e de Relações Exteriores, duas das mais importantes do Senado Federal.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 7)(Reuters)