Título: Consumo de gás recua com a crise e País registra excedente
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 11/02/2009, InfraEstrutura, p. C3

Rio de Janeiro, 11 de Fevereiro de 2009 - A crise econômica global e o maior volume de chuvas recentemente, que encheram os reservatórios de hidrelétricas, diminuíram o consumo de gás natural no Brasil e, segundo a Petrobras, já há sobreoferta do produto. A diretora de gás e energia da estatal, Maria das Graças Foster, afirmou que há atualmente um excedente de 14 milhões a 16 milhões de metros cúbicos de gás ao dia.

Depois do recorde de consumo registrado em outubro de 2008, quando a demanda diária chegou a 37,8 milhões de metros cúbicos de gás destinado ao segmento não-térmico (que exclui o gasto das termelétricas a gás natural), o consumo nacional caiu nos meses seguintes.

Em novembro do ano passado, o consumo nacional de gás para segmentos como o industrial, o automotivo e o comercial ficou em 35,5 milhões de metros cúbicos diários, caindo para 29,3 milhões em dezembro e para 28,9 milhões de metros cúbicos por dia em janeiro. Portanto, o consumo médio de gás no Brasil, sem incluir as térmicas, caiu 23,5% entre outubro e janeiro.(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 3)(Reuters e Agência Brasil)