Título: Indústria continua em desaceleração, diz FGV
Autor: Stecanella,Vanessa
Fonte: Gazeta Mercantil, 12/02/2009, Brasil, p. A9

São Paulo, 12 de Fevereiro de 2009 - A reposição de estoques e o estímulo do governo ao setor automotivo podem ter contribuído para a elevação da produção industrial paulista em janeiro, mas essa melhora não significa uma recuperação dos patamares registrados antes do agravamento da crise financeira internacional. A avaliação é o professor Paulo Picchetti, coordenador do Sinalizador da Produção Industrial (SPI) - indicador econômico mensal elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com a AES Eletropaulo, que antecipa tendências da atividade industrial no estado de São Paulo.

"Em dezembro a crise apareceu de fato, refletindo em queda de encomendas. Já em janeiro, as empresas estão tateando para saber qual será o novo patamar produtivo", avalia Picchetti, destacando o forte tombo de 12,4% na produção industrial, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O SPI estima que a indústria paulista tenha produzido 5,7% mais em janeiro, se comparado com dezembro. No entanto, se considerado o acumulado em 12 meses, houve uma queda de 5,3% em dezembro para 3,1% em janeiro. "O indicador acumulado praticamente exclui as influências sazonais, o que sinaliza que a atividade industrial continua em desaceleração", disse o professor.

Segundo Picchetti, a estimativa da FGV foi baseada em uma série de variáveis, entretanto, a principal delas é o consumo de energia elétrica pelas fábricas, que voltou a subir em janeiro, depois da queda observada em dezembro, quando muitas indústrias deram férias coletivas ou encerraram vagas. "Apenas nos próximos meses poderemos saber se o pior da crise já passou", conclui.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 9)(Vanessa Stecanella)